Beauty

5 passos fundamentais para retirar a maquiagem completamente.

Por Ju Acácio - 31 de janeiro de 2017

Apesar de já estar virando clichê a frase “não tem regra” aqui no blog, resolvi fazer este post com o passo a passo do que eu considero primordial para fazer com que a maquiagem saia integralmente dos nossos ‘lyndos’ rostinhos. Já perguntei para várias amigas como elas fazem esse processo e as respostas foram diversas, das mais metódicas às que simplesmente não sabiam que precisava passar demaquilante para tirar maquiagem.

Vocês podem imaginar o meu susto ao ouvir isso? Hahaha!

Assim sendo, achei que vocês poderiam gostar desse conteúdo, porque a gente capricha no olho preto, no delineador e no rímel e na hora de tirar rolar aquele drama. Não, né? O importante é não ter preguiça! Você se acostuma e passa a ser bem difícil não fazer o ritual de ‘demaquilação’ (inventei!) mesmo que você chegue da balada às 4h da manhã.

Passo 1 – Lavar o rosto:

A não ser que você tenha feito um olho bem carregado, considero esse o primeiro passo (se não, faça o passo 2 e volte para o 1). Use o sabonete de sua preferência, faça bastante espuma, movimentos circulares e seque com uma toalha (se você tiver uma específica para isso melhor, porque aí não rola aquela preocupação de manchar). Shampoo de bebê funciona super, é levinho e não irrita os olhos.

Passo 2 – Eliminar a make dos olhos:

Umedeça o algodão e deixe o seu olho “de molho” por alguns segundos para os produtos “dissolverem”. Em seguida, faça movimentos descendentes (nada de ficar esfregando ‘pra lá e pra cá’) porque estamos lidando com uma área sensível. Repita o processo até ver que saiu tudo (ou a maior parte dos produtos).

Deixe de molho alguns segundinhos

Como você fez movimentos descendentes, os produtos ficarão acumulados ali abaixo, nas olheiras. Só depois é que você tira passando o algodão no sentido ‘canto interno ao canto externo do olho’. Facilita bastante usar cotonete para tirar os produtos que ficaram na linha d´água e base dos cílios superiores e inferiores (como lápis de olho, delineador e rímel). Ah, e dê preferência para produtos específicos para essa área como os mais oleosos ou bifásicos.

Fica acumulado aqui!

Sentido ‘canto interno ao canto externo do olho’

Passo 3 – Limpar o rosto

Não se iluda achando que só de lavar o rosto ele estará limpinho, porque vai por mim, ele não estará! Você vai se surpreender com a quantidade de produto que ainda vai sair da sua pele. Pegue o demaquilante de sua preferência ou uma água micelar e passe por todo o rosto com o auxílio de uma toalha ou algodão. Não se esqueça de passar na sobrancelha, mandíbula, pescoço e orelhas. Eu costumo repetir este processo umas duas ou três vezes.

Passo 4 – Hora de tonificar

O tônico consegue atingir camadas mais profundas, por isso ajuda na limpeza do rosto também. Sem falar que deixa a pele fresquinha, regula o pH e prepara para receber a hidratação. Existem tônicos para todos os tipos necessidade e o ideal é você consultar a sua ou o seu dermato para verificar qual produto e qual frequência funciona melhor para você.

5- Hora de Hidratar

Agora sim, com a pele fresquinha e livre de produtos, chegou a hora de hidratar. Bem, eu considero que também faz parte de todo esse processo de exterminar a make. Se não uso creme depois de todos esses passos, sinto que a pele fica ‘puxada’, ‘esticada’, ‘pedindo hidratação’. Ah, e hidrate mesmo que a sua pele seja oleosa, okay? Já falamos sobre este assunto aqui.

Fiz uma listinha dos produtos que já testei e aprovei caso possa lhe interessar. 😉

Animated GIF  - Find & Share on GIPHY

(1)Creme Limpador Facial Botanical Effects da Mary Kay; (2)Solução Micelar da Bioderma; (3)Demaquilante bifásico Nivea; (4)Shampoo Johnsons baby; (5)Demaquilante para olhos da Avon; (6)Água Micelar da Adcos; (7)Demaquilante bifásico da Contém 1g; (8) Demaquilante de olhos da Mary Kay; (9)Demaquilante de olhos e boca da MAC; (10)Água Micelar da Garnier; (11) Tônico Suavve revitalizante da Nivea; (12) Tônico adstringente limpeza produnfa da Neutrogena; (13)Gel fluido de limpeza facial chá branco da Korres;(14)Tônico adstringente da Vichy; (15)Água Micelar da Bourjois; (16)Lenço de limpeza 3 em 1 da Nivea; (17)Sabonete de limpeza facial de camomila da Korres; (18) Lenços removedores de maquiagem da Ricca

 

Considerações finais:

  • Você já parou para pensar no lixo que produzimos para retirar a maquiagem? São quilos de algodão! Por isso, tenha uma toalha específica para o seu rosto. Ela vai ficar manchada com o tempo, mas, xô frescura!
  • Da mesma forma, os lenços demaquilantes. São práticos, mas também geram muito lixo. Fuén! Dê preferência para eles apenas quando estiver em viagem ou na correria.
  • Encontrei no blog “Um ano sem lixo”, uma ótima opção para quem está comigo nessa corrente: discos reutilizáveis de crochê para tirar a maquiagem. Reutilizáveis, gente! Que belezura! Descobri agora então ainda não consegui providenciar o meu, mas, quero para ontem. Minha consciência agradece.  

Discos reutilizáveis de crochê e algodão

E você? Tem algum ritual específico na hora de se demaquilar? Compartilha comigo no espaço dos comentários.

Beijos Jú!

 

2 Comments
Deixe um comentário
2 Comentários
  1. Julia
    31.01.2017

    Isso é um assunto sério!!!! Incrível como que TODAS AS VEZES que eu cheguei muito exausta para tirar o make e acabei dormindo com tudo na cara eu acabo acordando uma hora depois incomodada com a cara suja, levanto e vou limpar tudinho e só assim que durmo bem!
    E esses discos reutilizáveis? MARAVILHOSO!

    • 01.02.2017

      É bizarro como passa a incomodar muito, eu realmente não consigo dormir de maquiagem mais, glória!
      Vou pesquisar mais sobre os discos reutilizáveis e volto para atualizar aqui. Beijinhos!