Beauty

A minha nova rotina de Skincare após ir à dermato em Lisboa

Por Ju Acácio - 16 de agosto de 2018

Finalmente fui à dermatologista desde que me mudei para Lisboa. Yaaay! Eu sei que já deveria ter ido há muito tempo porque mudança de país, clima quase oposto ao que eu estava acostumada, novos hábitos e alimentação diferente refletem muito na saúde e aparência da pele, né? Mas enfim, antes tarde do que nunca.

 

De uns tempos para cá, começaram a surgir umas espinhas que não me lembro de reclamar antes, nem na adolescência. Elas estavam frequentes e o pior, doía e ainda deixavam umas manchinhas que não iam embora nunca. Enfim, fui à médica e ela me receitou uns produtos leves e apropriados para o meu problema e vou compartilhar com vocês o que ela me disse também. Lembrando que: cada pele é uma pele, cada necessidade é uma necessidade. Quero compartilhar o meu novo tratamento de skincare mas, indico fortemente que você procure um médico antes de começar qualquer tratamento também. Combinado?

Verão muito seco x produtos com muita gordura

É o segundo verão que eu passo em Portugal e sei bem como fica bem seco por aqui. Sério, já nem me lembro qual foi a última vez que choveu, mas, só para vocês terem uma ideia, em 2017 foram 290 dias sem chuva em Lisboa. Por isso, eu tentei compensar toda esta “secura” do verão com cremes bem hidratantes e gordurosos. Fuén! A médica me disse que não é bem assim, no calor é preciso usar creminhos leves para que a pele possa equilibrar as glândulas sebáceas. Como eu estava entregando muita gordura, a pele estava produzindo óleo em excesso e consequentemente, apareciam as benditas espinhas. Além disso, a exposição ao sol faz com que as manchinhas fiquem ainda mais escuras, por isso, tenho que usar filtro solar sempre, com uma camadinha extra nas manchas.

Oil free, já!

A primeira coisa que ela me pediu foi para eliminar (pelo menos por agora) os produtos com óleo. Logo pensei “uso o óleo demaquilante da Bioré e a manteiga demaquilante da The Body Shop, amo os dois produtos, mas, eles são óleo puro e terão que ficar de lado por enquanto.” Para retirar a make ela me prescreveu a água micelar da Bioderma que é um produto beeeem levinho e indicado para pele sensível e reativa. Apesar de estar no mercado há anos, eu nunca tinha testado. Estou gostando bastante e tenho certeza que não vou abrir mão desta água nunca mais!

E as manchinhas? Como me livrar delas?

Para clarear as manchas escuras que ficaram das espinhas ela indicou dois produtos, um para a noite e outro para a manhã.

1- Pure Skin Face Wash da Balanceme 2 – Água Micelar da Bioderma 3 – Sébium Sérum da Bioderma 4 – Advanced Génifique da Lancôme 5 – Orchidée Impériale da Guerlain.

  • Á noite: com a pele limpa (após aplicar a água micelar ou lavar o rosto com o Pure Skin Face Wash da Balanceme), aplico 3 gotinhas do Sébium Sérum da Bioderma e espalho por todo o rosto. O produto promete corrigir as imperfeições, suavizar e afinar a textura da pele por conta do efeito suave do peeling. E ainda, uniformizar e restabelecer a luminosidade natural da pele também. Eu confesso que sinto um desconforto porque a pele fica repuxada, sabe? Por isso, depois que aplico o sérum da Bioderma e ele fica seco no rosto, eu aplico outro, o Advanced Génifique da Lancôme, por cima. Além disso, continuo usando o creme de contorno dos olhos de Orchidée Impériale da Guerlain.

1 – Água thermal da Evian 2 -Redermirc C UV SPF 25 da La Roche Posay

  • Manhã: Ela me recomendou lavar o rosto somente com água, nada de sabonetes neste momento. Então, vou à pia do banheiro e retiro os produtos da noite anterior e, quando sinto que a pele está limpinha, borrifo a minha água termal, para que esta água pura e de qualidade, seja a última em contato com a minha pele. Em seguida, com o rosto ainda úmido, aplico o Redermirc C UV SPF 25 da La Roche Posay. Ele contém vitamina C pura, ácido hialurônico e mannose, um açúcar densificador. Veja cada uma destas propriedades de acordo com a La Roche Posay:

Vitamina C: reconhecida ação no antienvelhecimento pela sua eficácia na uniformização da tez e por ajudar a estimular a produção de colagénio, para preencher as rugas desde o interior e reforçar a matéria da pele. Além disso, é um dos melhores ingredientes para combater manchas escuras porque inibe a produção da tirosinase, a enzima que cria a pigmentação.

Mannose: açúcar densificador, para otimizar a interacção da luz com a pele e suavizar as irregularidades desde a primeira aplicação.

Ácido hialurónico: ajuda a alisar imediatamente a pele.

Quando vou ver os resultados, afinal?

Ela indicou este tratamento por três meses, sendo que o peeling, eu faço 4 semanas direto e depois alterno os dias de aplicação de acordo com a minha necessidade. Eu comecei esta semana e estou muito empolgada porque parece que a pele parece gostou dos produtos, viu? Então, mais pra frente volto a atualizar este post e vou continuar dando notícias pelo Insta Stories do Instagram também.

 

Me contem a rotina de skincare de vocês? Beijinhos, Ju.

 

6 Comments
Deixe um comentário
6 Comentários
  1. Julia
    16.08.2018

    Com a chegada dos 30 anos tomei essa mesma dose de vergonha na cara que você tomou e também fui na dermato. E meu mundo CAIU. Fora o fato dos meus hormônios estarem todos desregulados por conta da troca do anticoncepcional pelo DIU, descobri que a pele do meu rosto já estava cheia de melasma e que isso é SÉRIO. 1. Porque essas manchas podem crescer e ficar bem grandes e escuras. 2. Porque essas manchas podem se revoltar e se transformar no famigerado melanoma. Isso porque sempre achei que eu era mais moreninha do que de fato sou e relaxava na hora de passar protetor solar (especialmente na praia). Então agora eu passo um creme noite sim, noite não para tirar essas manchas que eu já tenho (o hormoskin – que deixa minha pele BEM clara e muito sensível ainda), de dia passo um para as espinhas e imperfeições (o TriAcneal Expert da Avene – gosto muito e resolveu as espinhas em 2 dias!), e nas outras noites que não uso o hormoskin eu passo um anti idade da Skin Ceuticals que pelo valor em 2 meses eu devo estar com cara de 16 anos. E a partir de agora filtro solar oil free 3 vezes por dia, fator 70 (ela disse SETENTA). E nunca mais vou pegar sol.
    Aqui no Brasil é o contrário daí. No inverno é seco, e no verão úmido (no RJ então…), então pra mim, que tenho pele mista, isso é um INFERNO. Por isso que é importante ir ao dermato. Cada pele é de um jeito e cada região tem um impacto diferente na nossa cútis linda!

    • 18.08.2018

      Jujuuuu,
      Eu AMEI saber a sua rotina! Ir ao dermatologista abre um novo olhar para os probleminhas de pele né?! A gente pesquisa, lê, experimenta mas, nada melhor do que uma ajuda profissional para auxiliar no tratamento adequado. Eu fiquei com muita vontade de experimentar o TriAcneal Expert da Avene que muita gente já me falou bem. E o sérum da Skin Ceuticals também é um sonho de consumo mas, como nenhum médico nunca me receitou não sou eu que vou pagar uma fortuna para testar assim do nada, né? Hahahaha! Mudar de país é isso, tava acostumada com o clima brasileiro e, apesar de estar super adaptada ao clima daqui, parace que a pele do meu rosto está num processo mais demorado hahaha.
      Beijinhosss!

  2. 16.08.2018

    Ju,
    Quando falou outro dia dos resíduos de calcário na pele, fiquei pensando… Será que posso usar água micelar no lugar da água termal após lavar o rosto pela manhã?
    Já retiraria o resíduo?!
    Adorei o post! Me mudei há dois meses e estou sentindo minha pele muito mais oleosa do que no Brasil.
    Obrigada por compartilhar.
    Beijos

    • 18.08.2018

      Oi Fê!
      Eu que agradeço pela mensagem!
      Eu acho que uma coisa não substitui a outra, sabe? São funções diferentes mesmo. Por exemplo, depois de lavar o rosto com água da pia é bom borrifar a água termal para retirar o resíduo de calcário. Não tem necessidade de usar água micelar porque ela serve para retirar coisas mais pesadas como poluição e maquiagem. A água micelar, mesmo quando tem no rótulo a informação de que “não precisa de enxágue”, também deve ser retirada do rosto e aí, entra a água termal mais uma vez. Ficou confuso? Rs.

      • 20.08.2018

        Entendi tudinho!!! Rs Estou poupando gastos e fazendo uma listinha de prioridades de produtinhos e a água termal entrou com seu help. Bjs

  3. 23.08.2018

    Cuidar da pele é mega importante, né? Tô precisando ser mais cuidadosa que nem você quanto à minha. Vou ver se marco uma dermato pra mim em breve! <3