Beauty

Feliz dia do batom!

Por Ju Acácio - 29 de julho de 2019

Foto ensaio Fernanda Nizzato em Lisboa por @jkinphotos.
Beauty by me 🙂

O batom é um item tão queridinho no mundo da maquiagem que até ganhou uma data especial no calendário. Sim sim, hoje é o Dia do Batom, sabia? Para comemorar, separei 3 curiosidades que encontrei no livro “Face Paint – The History of Makeup”, da Lisa Eldridge.  Confere só: 


Face Paint – The History of Makeup, da Lisa Eldridge
  • Retocar o batom com a ajuda de um espelho compacto foi considerado um dos gestos mais importantes do século. No entanto, para as mulheres no início do século XX, usar o batom era visto como moralmente questionável. Por esta mesma razão, o gesto também esteve ligado ao movimento dos direitos das mulheres que enfrentaram esta repressão. Em 1912 em uma marcha em Nova York, lutaram com lábios pintados em vermelho vivo pelo direito de votar. A cor virou um símbolo de esperança, poder, força e camaradagem entre aquelas que marchavam.
  • Na Segunda Guerra Mundial, mesmo que pareça contraditório, as mulheres foram encorajadas a pintar os lábios com vermelhos brilhantes para manter a moral. Por esse motivo, o batom vermelho já foi considerado uma marca de patriotismo e mais ainda, mostrava a vontade de vencer.  Em 1942, Rosie the Riveter, com a boca e as unhas pintadas de vermelho vibrante, e com braços bem fortes, tornou-se um ícone da guerra para uma geração de mulheres. A marca Elizabeth Arden chegou a criar um kit de maquiagem para a United States Marine Corps Women’s Reserve com um batom vermelho que combinava com os seus uniformes.

Face Paint – The History of Makeup, da Lisa Eldridge
  • A idade de ouro do batom, segundo o livro da Lisa Eldridge foi, a década de 1950, quando ele era essencial no necessaire de maquiagem das mulheres e ainda, os retoques na make eram em público e a qualquer momento. Ela conta ainda que houve uma introdução de batons com sabor, da marca Cutex em 1964, voltada sem dúvida, para o crescente mercado adolescente. Até certo ponto, conseguiu-se manter o sucesso do batom entre o público jovem mas, nas próximas duas décadas, o foco de atenção no mundo da maquiagem mudaria para os olhos e as sombras coloridas. Atualmente, tudo isto foi contrariado e não podemos afirmar que  existe preferência de um produto específico ou que marque uma geração, assim como ocorreu antigamente. Demais, né? Acho que em um mundo globalizado e mais democrático, é realmente impossível definir qual é o produto de maquiagem mais desejado entre as mulheres. Mas, sem dúvida o batom está entre eles, não é mesmo?
Esta é a embalagem do primeiro batom Christian Dior 🙂

Gostaram das curiosidades? Então me conta aí, qual é o seu batom favorito?
Beijinhos Ju

0 Comments

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function related_posts() in /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-content/themes/plicplac/single.php:30 Stack trace: #0 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-includes/template-loader.php(106): include() #1 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/2...') #2 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/index.php(17): require('/home/storage/2...') #3 {main} thrown in /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-content/themes/plicplac/single.php on line 30

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0