Beauty

A tecnologia faz parte do mundo da maquiagem, muito mais do que você imagina!

Por Ju Acácio - 03 de agosto de 2015

Nossa vida online é um aprendizado a cada dia. No começo passamos grande parte do tempo assistindo vídeos, ou lendo notícias que são apenas estranhas e que não tem importância alguma para nós. Depois começamos a filtrar, e ficamos horas pesquisando e trabalhando na internet. Junto  com o aumento de tempo que passamos na rede houve também (claro,) um aumento considerável nas nossas compras online. Nada mais normal, queremos cada vez mais ter a facilidade de resolver tudo sem sair de casa. Poderia listar uma série de situações (violência, trânsito, estacionamento, serviço e etc), que contribuem para pensarmos se saímos ou não  em busca de um bem material, “que às vezes não vale tanto sacrifício”.

Hoje na internet pode-se comprar livros, comida, itens de decoração, móveis e muitos outros produtos.Peças que antes eram difíceis de  serem vendidas em shoppings virtuais, hoje são produtos fáceis. Como por exemplo roupas, tenha todas as medidas e sim, você consegue comprar à distância. Mas…e quando vamos para o campo dos cosméticos? Como testar? Como sentir o cheiro? O acabamento? O resultado?

Até o ano de 2020 (parece distante, mas no fundo sabemos que passa rápido), 87% das pessoas farão compras on line sendo que 45% através de um dispositvo mobile, celular ou tablet, iphone ou ipad. Impossível não se mexer para enxergar que alguma coisa precisa ser feita, e que a tecnologia deve ser sua maior aliada nesse processo. Algo que simule a “real experiência” desejada por todos nós consumidores.

Pensando, repensando, pesquisando e claro, investindo muito , grandes  e renomadas marcas deram o start. Um passo a frente que pode fazer toda a diferença.

A L’Oreal e suas demais marcas do grupo já firmaram parceria com empresas de alta tecnologia para permitir o consumidor que ele de fato teste, experimente e sinta, mesmo que virtualmente, o produto antes de comprá-lo. Como? Um aplicativo de celular com reconhecimento de alguns “pontos-chave” do seu rosto, fazendo com que a sua câmera se torne um espelho virtual. Cores de batom, delineadores, sombras e blushs podem ser aplicados em tempo real. Isso mesmo, você pode testar na hora e na sua pele. Um time de cientistas e de programadores de ponta do Image Metrics, empresa responsável nada mais nada menos que pelo  filme ” O curioso caso de Benjamin Button”. Aquela mesma tecnologia responsável pela desenvoltura facial de Benjamin Button foi também utilizada no aplicativo de sucesso Makeup Genius. Até então essa tecnologia era usada apenas em filmes ou games. E foi com essa mesma tecnologia que os profissionais responsáveis pelo aplicativo e também a L’Oreal Paris, levaram o prêmio ouro no “2015 Cannes Lions International Festival of Creativity”, o maior festival de criatividade do mundo.

 

 

Para o aplicativo funcionar, foram feitos testes em vários grupos étnicos, diferentes formatos, expressões e cores. De peles que variam dos tons mais claros aos mais escuros, resultaram os melhores algarítimos possíveis que permitirem que o app escaneie a sua pele e indique os melhores produtos pra você. Infelizmente não está disponível no Brasil ainda, mas testei o “YouCam Makeup” (aplicativo similar) e é bem interessante.

Aproveitando o assunto e falando ainda sobre a mesma tecnologia, quero compartilhar um vídeo incrível sobre video mapping facial do artista Nobumichi Asai. Não deixe de assistir e se dê a oportunidade de imaginar essa tecnologia sendo usada em outras coisas como teatro e circo por exemplo…seria fascinante!

Um site bacana que também faz simulações de maquiagens é o  Modi Face. Em parceira com marcas como MakeUp Forever, Stila e Inglot. simula os produtos no nosso rosto. No cantinho tem foto do antes pra você ir comparando as alterações. A parte do cabelo eu achei péssima, mas a do teste de maquiagem é interessante.

Outra que não ficou pra trás foi a Yves Saint Laurent. Acompanhando o sucesso dos vídeos tutoriais, firmou parceria com o Google Glass, que possibilita que os seus maquiadores façam vídeos de suas clientes. Uma facilidade que somente esse óculos poderia permitir, pelo menos por enquanto. Os profissionais ficam com as mãos liberadas e  toda a filmagem é através do seu olhar. Enquando a filmagem vai rolando o maquiador vai explicando o que está fazendo e quais produtos estão sendo aplicados no rosto. Uma oportunidade unica para você absorver todo o know-how, técnicas, aplicações e segredinhos dos melhores maquiadores no seu próprio rosto!

Oferecer uma ferramente única para os consumidores, encorajando-os a tentar replicar a mesma maquiagem do profissional, em sua própria casa” explica a marca.

Assim que finalizado, a cliente recebe um vídeo por e-mail com o seu próprio tutorial, prontinho! Além disso, todo os produtos de beauté que foram usados, estarão disponíveis para compras online no site da marca. Xeque-mate! Impossível assistir um vídeo do seu rosto sendo transformado pelos produtos YSL e não cair na rede para comprar tudinho na YSL’s online web store.

Veja mais ou menos como funciona!

(O vídeo não está em português, mas mesmo assim vale a pena!)

 

O mundo virtual ainda permanece um campo pouco explorado por marcas e maquiadores. No Brasil ainda são raras as iniciativas inovadoras nesse sentido. Por outro lado as empresas nacionais de beleza como a Natura, são reconhecidas pela capacidade de inovar no uso de nossas riquezas naturais.  Ficaremos daqui torcendo para que mais pessoas possam ter acessos às novas tecnologias implementadas por grandes marcas. E vamos acompanhar de pertinho para contar para vocês todas as novidades virtuais da maquiagem.

Beijos!!

0 Comments
Deixe um comentário