Beauty

Uma incrível viagem pelo mundo da maquiagem vintage. Parte II

Por Ju Acácio - 06 de dezembro de 2016

cover-maquiagem-decadas-de-50-e-60

Oi gente lynda! Tudo bem?

Se você leu a Parte I desse post bora continuar nossa viagem pelas décadas de 50 e 60. Caso tenha pulado essa parte, sugiro que você volte no tempo mais um pouquinho e leia sobre as décadas de 20, 30 e 40!

Bora começar?

Anos 50

Após o racionamento houve uma prosperidade para o mercado da cosmética e no mundo, são os anos dourados, a época de mais glamour da moda e do cinema. Novos produtos foram lançados como os batons de longa duração (ou 24h), paletas de sombra, corretivos, novos formatos de rímel, bases líquidas e vários cremes para tratamento facial. Foi um período que a mulher era cobrada a ser e estar sempre impecável. Os delineados gatinhos e o cut-crease eram técnicas bastante utilizadas e as bochechas não precisavam ser tão marcadas como antigamente. Os tons pastéis eram sucesso! A cor rosa passou a competir com a cor vermelha nos batons. Nossa bonequinha de luxo, Audrey Hepburn, chegou a declarar que ela acreditava na cor rosa, quem iria duvidar que seria sucesso?

Musas

maquiagem-decada-de-50

Momentos de Vaidade

maquiagem-decada-de-50

Propagandas

maquiagem-decada-de-50-2

Revistas

maquiagem-decada-de-50

Vídeos:


 

Anos 60

Provavelmente esse será o meu maior desafio, falar sobre o que se passou na década de 60. Bem resumidamente: Beatles, operação Apollo 11 e a viagem à lua, Iuri Gagarin viajou pelo espaço, John Kennedy foi assassinado, Brasil foi bicampeão mundial de futebol, o filme Cleópatra com Grace Kelly foi estreado, ditadura militar. Tem mais coisa? Com certeza né gente. Mas o foco aqui é como isso influenciou a maquiagem especificamente, então vamos em frente! Se a década de 50 as mulheres tinham que estar impecáveis e engomadas em seus vestidinhos de bolinha, a década de 60 foi repleta de rebeldia e busca por uma liberdade e igualdade. Os “baby boomers” (os filhos da II Guerra Mundial) atingiram sua juventude nesse período. Eles não passaram por guerra, viveram uma infância em um período de alto consumo e prosperidade. Então pensa comigo o quanto isso não influenciou e o quanto eles não queriam reivindicar os seus direitos! Isso refletiu em atitude na moda e claro, tambem na maquiagem. Calças cigarretes, vestidos retos, mini-saia, cabelos curtos, sombras coloridas, olhos destacados, côncavo marcado.

Mulheres como Brigitte Bardot, Twiggy (considerada a primeira top model mundial) e Elizabeth Taylor eram símbolo de beleza e lançaram tendência. O delineado passou a ser usado demais (não só o estilo gatinho!) mas também para marcar os cílios inferiores  e o côncavo a la à cut-crease.

Musas

maquiagem-decada-de-60

Momentos de Vaidade

maquiagem-decada-de-60

Propagandas

maquiagem-decada-de-60-1

Revistas

maquiagem-decada-de-60-2

Vídeos:

 

Acho tãããão bacana saber que muitas técnicas começaram em décadas passadas e que continuamos usando várias até hoje, né? O que dizer do delineado gatinho, o cut crease e a boca matte? E é tão lindo que não sai de moda nunca. Eu amo e vocês?!

Beijinhos, Jú

0 Comments

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function related_posts() in /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-content/themes/plicplac/single.php:30 Stack trace: #0 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-includes/template-loader.php(106): include() #1 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/2...') #2 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/index.php(17): require('/home/storage/2...') #3 {main} thrown in /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-content/themes/plicplac/single.php on line 30

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0