Beauty

Por que você deve parar de usar lenço demaquilante já?

Por Ju Acácio - 03 de agosto de 2018

Não sei bem desde quando, mas, por ser filha de um atuante pai ambientalista e por causa da revista National Geographic especial sobre plásticos, o meu desejo de tentar diminuir ao máximo o uso deste material está cada vez mais presente nas minhas atitudes do dia a dia. Adotei algumas práticas que vão além da maquiagem (separar todo o lixo para a reciclagem, escova de dente de madeira, uso de potes de vidro, faço em casa o meu próprio material de limpeza, não descarto potinhos de esmalte sem higienizar corretamente e por aí vai…) e, encorajo vocês a fazerem o mesmo. Dá uma sensação boa e o planeta está clamando por mínimas atitudes que sejam. De pouquinho em pouquinho, a diferença pode ser enorme.

 

No post de hoje quero dar um alerta para quem usa lenços demaquilantes no dia a dia. Além de não limpar a pele como deveria e a possibilidade de provocar uma alergia, você sabia que a grande maioria dos lenços umedecidos são feitos de poliéster e outros materiais prejudiciais ao meio ambiente? Eu sei que, quando eles foram lançados no mercado, ninguém resistiu e aplaudiu toda aquela praticidade em forma de produto. No entanto, hoje, com todo esse mar de plástico que se vê planeta afora, sem dúvida, chegou a hora de banir o uso deles.

Dormir de maquiagem? Nunca. Usar lenço demaquilante para retirar? Jamais.

O novo plano ambiental do Reino Unido vai banir o uso dos lenços

Não só os lenços demaquilantes mas também as toalhas para bebês e outras opções de toalhas úmidas e descartáveis. Isto porque a composição não é nada biodegradável (vale repetir!) e ainda por cima, elas entopem os esgotos. Para se ter uma ideia, a BBC divulgou que elas podem representar 93% de todo o bloqueio da rede sanitária do país. Assustador, né não? O governo de lá, inclusive, cobra dos fabricantes para que esteja bem claro no rótulo a maneira correta do descarte, para que este problema seja evitado. Como tem sido praticamente em vão, eles vão banir mesmo.

O desastre na zona de Cala de Bou em Ibiza

Jornal de Notícias

Em novembro do ano passado, a linda costa junto à praia no município de Sant Josep se transformou em um cenário horrível. Milhares dos tais lenços entupiram a estação de tratamento de água (uma vez que eles não se degradam, certo?) e isto provocou um desastre ecológico visível. Os lenços se espalharam ao longo de 300 metros da costa e se agarraram à rocha antes de poluir o mar.

Amiga, apenas pare.

A primeira prática é: pare de usar, simples assim! Se você acha que eles são super práticos e não consegue viver sem, aqui vai mais uma informação para se repensar: muitos destes produtos são compostos por uma substância que está associada a casos de dermatites e alergias – a metilisotiazolinona, um conservante que está presente com frequência em produtos não ‘enxaguáveis’. A União Européia já baniu o uso deste componente no mercado mas, no Brasil, ainda é permitido. Afff! Por isso, caso seja realmente impossível, procure sempre por marcas que tenham opções biodegradáveis como os lenços da The Body Shop, Bioderma e Océane.

Outro ponto é a textura das toalhinhas que, na minha humilde opiniòn, criam um atrito horroroso. A fricção do lenço com o rosto na maioria das vezes deixou a minha pele reativa. Estou falando por mim, claro. Eu nunca fui muito fã deles (antes mesmo de saber desta parte ambiental) por conta disso: acho desconfortável para a pele e não tira 100% da make. 

Soluções para se adotar já

Já falei aqui no blog sobre os discos de algodão reutilizáveis, né? Esta é uma prática que eu adoto sempre que possível e me sinto super bem ao não descartar quilos de algodão na semana por conta da maquiagem do dia a dia. 

Além disso, você pode adotar uma toalha (ou duas, para revezar) e fazer dela a sua melhor amiga para retirar a make. Claro, elas ficarão manchadas, mas, se você dá esta função exclusiva para elas, tudo bem. Você não vai utilizar esta toalha para deixar no lavabo para as visitas, não é mesmo?

Mesmo que a praticidade seja importante para nós, ela não precisa ser o fator decisivo na escolha dos produtos que fazem parte da nossa rotina.

 

Se você tem alguma prática eco-friendly para dividir comigo e com todos os leitores, que tal deixar aquele comentário bacana? #gogreen

 

0 Comments

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function related_posts() in /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-content/themes/plicplac/single.php:30 Stack trace: #0 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-includes/template-loader.php(106): include() #1 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/2...') #2 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/index.php(17): require('/home/storage/2...') #3 {main} thrown in /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-content/themes/plicplac/single.php on line 30

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0