Beauty

Sandbag, Cutcrease, Olho Cachorrinho!? Confira as 6 técnicas de maquiagem mais comentadas do momento

Por Ju Acácio - 20 de abril de 2016

Uma das vontades centrais ao criar o meu blog foi passar para vocês leitoras, minha incansável busca de descomplicar os falsos obstáculos do mundo da maquiagem.

Nós amamos o universo da beleza, mas vira e mexe aparece nome de técnica nova, produto que nem sabemos para que serve e outras “coisitas” que parecem um bicho de 7 cabeças.

Então resolvi fazer um resumão com as técnicas mais badaladas do momento, a la bullet points (como minha ex-diretora de vendas gostava de falar!), tópico por tópico, tim tim por tim tim. Vamos dar nomes aos bois e tentar entender melhor?

* Contorno *

Olho Cachorrinho

Olho Cachorrinho

Costumamos fazer sem nos darmos conta que estamos executando. Quando passamos base/corretivo, concorda que o nosso rosto vira um quadro em branco? Se não devolvermos um pouco de sombra e curva ao rosto, ele pode ficar muito estranho. Sim, essa técnica consiste em um jogo de luz e sombra total.

Há crítica sobre o contorno por conta dos exageros, tipo afinamento de nariz e bochecha, diminuição do tamanho da testa, entre outros. Tem gente que tenta fazer um hiperbólico botox com maquiagem (ui!). Fazendo da forma correta acaba sendo uma ótima opção para te deixar mais confiante e com um look bonitão!

* Strobing *

Olho Cachorrinho

O nome é complicado mas a técnica em si, bem acessível. Basta iluminar determinadas partes do rosto e chamar a atenção para essas áreas.

Esse efeito acaba dando um ar de frescor e saúde. Ainda assim achou complicado? Então peguei uma “colinha básica” com a nossa querida maquiadora Pat Mcgrath, olha só!

Olho Cachorrinho

* Sandbag *

Olho Cachorrinho

A técnica do SandBag (sacos de areia em português) foi visto demais da conta em todas as temporadas de RuPaul Drag’s Race mas foi depois que o maquiador da Kim Kardashian falou sobre a técnica, que ela voltou a ser a onda do momento.

Para entender melhor é preciso saber que o Sandbag é o antigo Cooking e Baking com apenas uma diferença. Oi? Explico. O Cooking consiste em aplicar o corretivo (na área dos olhos, nas têmporas ou em qualquer área que você queira esconder uma imperfeição) e deixar por uns 10 a 15 minutos na pele, sem esfumar. O calor do rosto acaba “cozinhando” o produto e por isso adere melhor também.

Já o Baking é aquele pó translúcido em excesso, sabe? Pode ser ao redor dos lábios ou abaixo dos olhos. Você aplica o pó, continua a make em outras áreas do rosto e só depois esfuma.

Ah, e a diferença dessas práticas para o SandBag é que nesse, antes de esfumar, você dá umas batidinhas com uma esponjinha, para blindar melhor. No caso dos olhos, precisa ser feito bem rente aos cílios inferiores, no caso dos lábios bem próximo ao contorno da boca . A intenção é criar uma barreira de pó para o suor, evitando que a maquiagem escorra.

Olho Cachorrinho

Tem vídeo (em inglês) do Wayne Goss, maquiador da Kim Kardashian. São 3 minutinhos e mesmo que você não entenda, visualmente fica fácil de aprender.

* Contorno dos Olhos *

Olho Cachorrinho

A vida fica muito fácil se você não complicar as coisas. E esse é o slogan dessa técnica! Sabe por quê? Contorno dos olhos, nada mais é do que sombra aplicada nos olhos minha gente! É tão simples que você vai se perguntar: “Entendi direito?!” Sim, pode acreditar!

Se usarmos mais de uma cor de sombra nos olhos, naturalmente usaremos uma cor no côncavo, outra no cantinho interno, outra abaixo das sobrancelhas. As cores mais escuras e claras irão variar e a partir daí, você aplicou a técnica do contorno dos olhos e nem se deu conta.

* Olho Gatinho/Olho Cachorrinho *

Olho Cachorrinho

O olho gatinho é suuuper conhecido, posso até pular as explicações e nem preciso colocar fotos. Ok! Mas e o olho cachorrinho? Já ouviu falar? Começou com as sul-coreanas, que diga-se de passagem, são autoridades no mundo beauty. Para dar uma ilusão de “olho maior”, o “puppy eye” (em inglês não é “dog eye”, foi tradução livre e está sendo usada assim em português) é quase que o inverso do “cat eye”, ou seja, o risquinho ao invés de ir pra cima, vai pra baixo.

Além de “aumentar” o olho, dá ou não dá um ar de Lolita inocente?

Olho Cachorrinho

Olho Cachorrinho

* Cut Crease *

Olho Cachorrinho

Essa técnica consiste em fazer uma marcação “porreta!” do côncavo. Você pode até esfumar a pálpebra, mas é indispensável que o côncavo fique marcado, precisa daquela “linha” separando da pálpebra móvel, deu pra ver nas fotos?

Olho Cachorrinho

O post de hoje foi tipo aula teórica né?

Foi impossível que não ficasse um pouco mais longo, sorry! Se ficou faltando alguma técnica que você quer ler por aqui, me mande uma mensagem, vou adorar a sua participação \o/ !

Beijos!

1 Comment
Deixe um comentário
1 Comentário
  1. Daiane Gomes
    01.07.2017

    Oi amei suas dicas … vou usá- las bastante … obrigada