Beauty

Um papo sobre máscaras – o que são, para que servem, como usar e muito mais.

Por Ju Acácio - 23 de Maio de 2018

Taí um produtinho que, desde que experimentei pela primeira vez, nunca mais deixei de usar. Parando para pensar aqui, deve ter uns dois anos (só) que eu utilizo máscaras faciais e já notei que elas estão bombando por aí também. Caiu no gosto da mulherada real. Outra coisa que reparei (até porque recebi algumas dúvidas de vocês) que tem muita gente perdida, querendo começar a usar mas não sabe muito bem qual escolher e como incluir na rotina de cuidados com a pele. Afinal, com tantas opções, funções, cores, texturas e objetivos diferentes, pode ser que você fique desorientada mesmo. Mas calma lá, estou aqui para ajudar! Yay!

Entenda melhor o que são as máscaras faciais e como incluir este ritual na sua rotina de cuidados com a pele.

O que é e qual a função da máscara facial?

A máscara facial é um cosmético com ativos mais potentes, digamos assim. Algumas máscaras, por exemplo, vêm em

 pacotinhos embalados individualmente e isto faz com que os ingredientes e a fórmula do produto (vitamina c por exemplo, que é super volátil!) fiquem melhores conservados. Com isso, elas têm uma ação mais profunda na pele. 

Sem falar que aquelas de tecido, por exemplo, fazem uma barreira do rosto com o ambiente externo e isto também ajuda numa melhor absorção. Existem as máscaras de potinhos, que apesar de não ter a mesma proposta da máscara descartável, ela também tem ativos mais poderosos para dar um boost na pele.

As funções são várias: detox, anti-rugas, regenerativas, hidratação profunda, dar luminosidade, dar elasticidade, ativar circulação, peeling, clarear manchas, repor nutrientes, esfoliar, purificar, acalmar, efeito lifting entre outros. Então, analise a sua necessidade para investir certo, combinadis?

Quais são os tipos de máscara?

Existem vários tipos também e pode ser que esteja faltando algumas aqui, mas, vamos lá:

  • Sheet mask – que são aquelas de paninho embebido em creme;
  • Rubber mask – geralmente é preciso misturar com um sérum ou um creminho previamente para depois aplicar a máscara no rosto;
  • Argila – pode vir um pózinho para você misturar na água ou uma pastinha para se aplicar diretamente no rosto.
  • Hydrogel (Patches) – são aquelas que parecem um silicone e geralmente são para os lábios ou regiões abaixo dos olhos.
  • Peel-Off – você aplica, espera secar e arranca. Já testei algumas e as vezes dói. Ui!
  • Máscara para dormir (Sleep Mask) – são as que você passa antes de dormir e retira ao acordar. É uma ótima pedida porque é durante o sono que a nossa pele se regenera, viu?
  • Hands Mask/Foot Mask – aí é só traduzir mesmo: máscara para as mãos e pés.

Quando usar?

Eu gosto de usar máscara 1x por semana, mas nem sempre consigo. Uma boa dica é deixar para aplicar a máscara em ocasiões especiais como casamentos e formaturas, sabe? Fazer uma máscara pela manhã e a maquiagem à tarde, por exemplo, é sem dúvida, garantir uma pele mais bonita. Isto porque se você nutrir o seu rosto, ele não vai “sugar” a água da fórmula da base que você aplicou. Só para dar um exemplo!

Máscara substitui os cremes faciais de rotina?

Na-na-ni-na-não. As máscaras complementam a rotina mas não substitui outros produtos como sérum ou hidratante dia/noite. Até porque, como eu falei, elas são concentradas então usar todo os dias pode ser prejudicial, depende do seu tipo de pele também. Outro motivo: se você não usa outros creminhos no dia a dia, a máscara sozinha não vai 

fazer milagre.  Ela vai ajudar, mas não consegue sozinha dar conta de deixar a sua pele hidratada como deve, entende?

O que eu mais gosto nas máscaras?

A começar pelo mundo de opções. Acho realmente incrível poder escolher de acordo com o objetivo que eu pretendo e a necessidade do momento. Tenho uma festa bacanuda para ir? Já vou logo atrás de uma máscara para deixar a pele iluminada, antes do evento. Ou ainda: após uma festa baphônica, ou seja, após ingerir álcool e dormir pouco, uma máscara desintoxicante também cai muito bem.

Outra coisa que eu gosto é porque estamos falando de um ritual. Tem coisa mais gostosinha do que cuidar da gente mesma? Quem me acompanha sabe o quanto amo e valorizo estes momentos. Eu particularmente faço assim: aplico a máscara, ajusto o timer no telefone, deito, seleciono uma playlist calminha, coloco o fone, fecho o olho e pronto! Depois é só sentir o resultado. As máscaras muitas vezes não transformam a olho nu, mas internamente e sensorialmente faz uma diferença danada no rosto.  

 

6 Máscaras que indico

1 –Advanced Anti-Ageing Flash Relax Mask da Renu Skin (essa é um gel gelado super gostosinho)

2 – I´m Real Tomato Mask da Tony Moly (e todas da Tony Moly que já usei!) 

3 – Syn-Ake da Adcos (acho que foi a primeira máscara que testei na vida!)  

4 – Meso-Mask da Filorga (adoro dormir com ela!)

5 – Máscara de argila branca da Sephora – esta eu gostei tanto que já comprei mais de uma vez. Dura pelo menos 4 aplicações e tem um preço ótimo 🙂

6 –  -Super Acqua Mask da Guerlain (a pele fica incrível e esta sensação durou mais do que qualquer outra máscara que já usei)

As máscaras faciais chegaram para ficar, então não deixe de experimentar também e comentar aqui comigo, tá?!

 

Beijinhos, Ju Acácio.

0 Comments
Deixe um comentário