Beauty

Como lavar pincéis de maquiagem? Confira as 5 etapas para uma higienização perfeita.

Por Ju Acácio - 31 de agosto de 2015

Vamos falar agora de um assunto que deveria chamar mais a nossa atenção. Eu costumo fazer a seguinte pergunta para mulherada “Você tem costume de lavar os seus pincéis?” E infelizmente, nem sempre a resposta é positiva. O assunto é muito sério e eu sinceramente não gostaria de ter que dar esse exemplo triste, mas a australiana Jo Gilchrist ficou paraplégica por ter usado o pincel de uma amiga quando ia fazer a sua maquiagem. Essa noticia é bem recente, aconteceu no começo do ano e deu uma chacoalhada no mundo da maquiagem e da biossegurança. Essas duas áreas devem e precisam andar de mãos dadas.

Pois bem, todo mundo sabe que bactérias vivem aos milhares em nossa pele e elas inclusive contribuem  para um aspecto saudável do nosso rosto, certo? Fato é, mesmo que a nossa a flora bacteriana esteja saudável ela pode causar um desequilíbrio em outra pessoa. Cada pessoa e cada organismo reagem de um jeito! E aí no troca-troca dos pincéis pode acontecer uma contaminação cruzada (a gente sabe que no mundo real isso acontece o tempo todo, principalmente entre as amigas, né não?). E por essa preocupação, a maquiadora Katia Freire liderou uma premiada pesquisa sobre o assunto. Isso mesmo, ela ganhou o 18º Prêmio Avon pela iniciativa. Palmas para a Avon e para a Katia!

Para alcançar as estatísticas e os resultados, vários tipos de higienização foram testados, tanto lavando quanto borrifando os pincéis. A conclusão foi de que:  a forma de higienizar corretamente é a combinação de sabão bactericida + álcool 70%. Nada melhor que os dois juntos! Esquive-se daqueles conselhos de lavar com condicionador ou xampu para bebê… Ninguém sabe de onde surgiu essa lenda e uma coisa é certa, não funciona!

Vamos ao passo a passo pra você fazer certinho!

1) Um verdadeiro SPA

Com o pincel molhado esfregue as cerdas até fazer espuma com o sabonete bactericida. A superfície para fazer esse esfrega-esfrega pode ser a palma da sua mão, em uma luva ou descanso de panela de silicone (funciona super bem!) ou uma “esteirinha” específica pra isso (googla aí “SPA brush”). Essa superfície deve estar limpa, então passe um álcool nela também. A base, o corretivo, a sombra ou- seja-lá-qual-produto-for devem sair totalmente. Esfregar e enxaguar algumas repetidas vezes faz parte da brincadeira e você deve fazer isso até a espuma ficar branca.

 

2) Eles também merecem atenção!

Após a espuma branca, lave também os cabos dos pincéis. Sim, eles também precisam da sua atenção e muita gente pula a higienização deles sem o menor motivo. Aff!

3)Livrando-se dos excessos e superabundâncias

Movimente o pincel de cima para baixo (como o movimento de chicotear) e livre-se daquela superabundância de água que eles adquiriram. Em seguida pegue um papel toalha ou uma toalha limpa e aperte as cerdas de leve para tirar ainda o excesso de água.

4) Borrifando e cantando e seguindo canção.

Borrife álcool 70% nas cerdas e nos cabos. Simples assim!

5) Tomando um solzinho:

O melhor lugar para os nossos companheiros pincéis ficarem depois de todos esses processos é no sol. Claro que não podemos contar com isso sempre, então ao menos arranje um cantinho fresco e arejado pra eles descansarem. Assim eles secam mais rápidos e ainda por cima é a maneira mais eficaz de fazer acontecer.

 

São os nossos amigos pincéis que nos deixam lindas todos os dias. Eles merecem ou não um cuidado especial? Bora dar um banho neles!

Beijos Jú

0 Comments
Deixe um comentário