Decoração

10 dicas práticas para apartamentos pequenos

Por Fabiana Costa Silva - 19 de outubro de 2017

Olha quem está voltandoooooo! Sim a arquiteta mais linda desse Brasil!!!! Adoooro minha modéstia. Para me ajudar neste retorno, a Ju me deu umas dicas de pautas, rs. Confesso que aceitei, dicas de pauta sempre valem a pena. Inclusive, se vocês tiverem outras sugestões aí, fiquem à vontade!

Neste post, vamos falar de espaços pequenos e modernos. Outro dia li uma matéria sobre apartamentos de 10m². Sim, 10m²! Apertado, mas para alguns funciona, né? E tenho certeza que se este for o seu caso, depois das minhas dicas, morar em apartamento pequeno vai ser muito mais fácil, rs. Vamos lá?!

A palavra mais apropriada do que pequeno é: FUNCIONAL.

Dica #1 – Sugiro manter as paredes bemmm clarinhas ou com tons neutros, e deixar para dar um toque de cor nos ambientes através dos móveis ou objetos de decoração. As paredes mais claras ampliam o espaço e potencializam a luz natural.

Dica #2 – Se for encarar uma reforma, integre os ambientes para ampliar o espaço. Eu aaaaaaamo derrubar uma parede, paixão mesmo. Se for seguir a minha dica, pode me chamar, hahaha!

Dica #3 – Se possível, integre a cozinha com a sala. Você ganha espaço e ainda dá um toque descontraído no jantar com os amigos. Enquanto um faz os quitutes o outro consegue acompanhar de perto. Juntos, dá para bater um papo e bebericar um bom vinho ou aquela cervejinha gelada. (meu dedinho já está para o alto! Sou do time da cervejinha, rs!)

Dica #4 – Não dá para quebrar e os revestimentos são escuros? Manda ver numa boa tinta (própria para azulejos) e dê um toque de personalidade ao ambiente.

Dica #5 – Existe uma infinidade de adesivos que vão super bem em cozinhas, banheiros, sala, quarto, ou seja, na casa toda! Eles são itens modernos que garantem ainda mais personalidade à decoração. Você pode optar por colocar só como um detalhe, ou até na parede inteira, vai do seu gosto e do valor de investimento disponível.

Dica #6 – Optar por menos móveis também é uma excelente opção para apartamentos pequenos. Posicione os móveis de maneira prática e sem atrapalhar as passagens, para deixar tudo mais livre e fluido.

Dica #7 – Móveis que tenham múltiplas funções, são ótimos! Se você não gosta de prateleiras ou se o seu ‘apê’ alugado não pode furar as paredes, você não tem como fugir das mesas, certo? Aqui vai uma dica: que tal colocar puff embaixo dela para quando receber mais visitas em casa? O puff também pode ser um substituto de poltronas individuais, que ocupam muito espaço ou até ser a própria mesinha para apoiar uma bandeja.

Dica #8 – Aposte em espelhos e vidro. Quanto maior for a área do espelho maior será sensação de amplitude. Ah!, e você também pode optar por móveis com espelho, que tal? Além disso, tente substituir objetos de madeira por vidro. O vidro permite a passagem de luz natural e ajuda a criar amplitude também.

Dica #9 – Quanto menor o espaço menor será o tamanho da bagunça. Minha dica é evitar o acumulo de itens desnecessário porque não haverá espaço suficiente nem lugar adequado para guardar muita coisa.

Dica #10 – O que vale mesmo é o conforto, ter tudo organizado de maneira fácil e prática. É possível ter um estilo de vida simples, sem precisar abrir mão do conforto, não é mesmo? Os apartamentos menores são acolhedores e não precisa de grandes investimentos para deixa-lo com a sua personalidade. Esta é a última e principal dica para apartamentos pequenos!

 

Depois que pesquisei sobre o tema e junto à minha experiência profissional, concluí que poderia escrever muuuito mais. Este post pode virar “pequenos espaços” separado para cada ambiente: sala, quarto, cozinha, banheiro, casinha do cachorro, do passarinho e por aí vai! Que tal? Hahaha!

 

Fico por aqui, e prometo não sumir mais, se não… Ju me puxa a orelha!!!

Beijos Tchuca

0 Comments
Deixe um comentário