Lifestyle

10 lugares para você conhecer no Porto

Por Ju Acácio - 06 de Maio de 2018

Na semana passada fui ao Porto para o aniversário do cunhado que mora lá há uns 3 anos, eu acho. Foi a terceira vez que estive na cidade e me dei conta que ainda não tinha feito nenhum um post sobre esta cidade, que é uma das mais visitadas de Portugal. Antes tarde do que nunca, não é mesmo? 

O Porto apareceu num ranking feito pela Time Out’s City Life Index como a 2ª cidade mais acolhedora do mundo, sabia? Mas, muito mais do que acolhedora, ela é romântica, charmosa, linda e cheia de histórias e cantinhos para você explorar. Se você quer conhecer melhor o Porto, veja esta lista que eu elaborei com os meus 10 lugares favoritos. Na minha humilde opinión, não podem ficar de fora do seu passeio.

10 lugares incríveis que eu amei conhecer no Porto. #Ficaadica para você visitar também!

1 – Rua das Flores

Esta rua é a mais charmosa de toda! Tem restaurantes, livrarias, lojas, cafés e muitos turistas. Um lugar para tirar fotos, passear e aproveitar os ares relaxantes da cidade.

2 – Estação são Bento

Quando fui ao Porto pela primeira vez, cheguei à cidade de comboio (trem) e por isso, a Estação São Bento foi a minha primeira impressão do Porto. Não poderia ter sido melhor! A estação é um dos principais monumentos da cidade e tem influência arquitetônica francesa. Na parte de dentro tem uns painéis de azulejos enormes que contam a história de momentos históricos lusitanos e a evolução dos transportes de Portugal. Incrível!

3 – Ribeira

A região da ribeira é um dos cantinhos mais antigos da cidade e super turística. Um lugar pra lá de cosmopolita onde você vai ouvir várias línguas e ver gente do mundo inteiro, muito bacana. O cenário é espetacular e dá para entender porque atrai tanta gente. Tem o Rio Douro e os barquinhos do cais, a Ponte Dom Luís I, a cidade de Gaia do outro lado da margem, o Muro dos Bacalhoeiros, a Casa do Infante (onde acreditam ter nascido Infante D. Henrique em 1394), casas tradicionais portuguesas com fachada colorida, restaurantes, cafés e lojas. Não tem como ir ao Porto e não dar uma voltinha por lá, viu?

  

4 – Avenida dos Aliados

Localizada na região da baixa, bem no coração da cidade, a Avenida dos Aliados é uma das avenidas mais lindas que eu já vi. Tem vários prédios deslumbrantes e o meu destaque vai para o Mc Donald´s. Sério, se você acha que todas as lanchonetes da rede são iguais, é porque ainda não viu este. O prédio é de 1930 onde funcionava o antigo Café Imperial. Eles reformaram e mantiveram o estilo Art Déco, e conseguiram deixar um simples fast food com cara de restaurante de luxo.  

Bilhete Premiado

Bilhete Premiado

5 – Brechó Mon Pére

Se assim como eu, você também ama brechós, fique sabendo que o Porto tem uns incríveis. A região da Rua da Conceição é certa e por lá, tem o meu queridinho: o Mon Pére. Levi´s vintage, vestidinhos modernos, casaquinhos e casacões, sapatos diferentões e muitos acessórios inusitados. Nem tudo vai combinar com o seu estilo, mas a grande graça do brechó são os garimpos, certo?  

 

6 – Base

Se você andou o dia inteiro e quer dar uma relaxada ao fim da tarde, aqui é o lugar perfeito para isso. Localizado no centro histórico da cidade, o Base é um bar com um jardim amplo e com bancos e mesas espalhados por todo o gramado. Ideal para você desfrutar de um drink, uma cervejinha ou petiscos com muita área verde ao redor. Tem vista para a Torre dos Clérigos, gente animada e muitas vezes conta com apresentações musicais e eventos culturais também.

Maridón

7 – Torre dos Clérigos

A torre foi classificada como Monumento Nacional em 1910 e a sua magnitude impressiona mesmo. A edificação é do século XVIII, tem inspiração barroca e também funciona como mirante. Mas tem um detalhe, são 225 degraus para se chegar até o topo da torre, ok?

8 – Livraria Lello

A livraria é um verdadeiro espaço centenário, que atravessou o tempo com o seu estilo irreverente e que encantou a escritora J. K. Rowling, autora de Harry Potter. A autora morou no Porto nos anos 90, e escreveu o primeiro livro quando ainda morava na cidade. Mesmo que nenhuma cena do filme tenho sido gravada na livraria, a escadaria serviu como fonte de inspiração. Ela também foi considerada uma das mais belas livrarias do mundo, pelo The Guardian, e a mais “cool” pela revista Time. O ruim é que sempre tem fila, então, compre o seu ticket online com antecedência. Não dá prioridade na fila de entrada, mas pelo menos você evita a fila da compra do voucher para entrar. Custa 5 euros e o valor se converte em consumo depois.

9 – Palácio de Cristal

Cunhado – Juan Salomão

Na verdade o palácio já não existe, mas, o jardim e os mirantes são incríveis. Um passeio para relaxar, tirar fotos lindas e aproveitar a vista deslumbrante do rio, uma das mais bonitas na minha opinião.

10 – Jardim das Virtudes

O Jardim ou Passeio das Virtudes, fica bem atrás do Palácio da Justiça. O pôr do sol de lá é mágico e garante fotos memoráveis da cidade e do Rio Douro. Por lá sempre tem gente aproveitando um happy hour, turistas registrando um novo ângulo do rio, portuenses fazendo picnic ou relaxando num barzinho que tem ali. Um dos meus pontos favoritos da cidade!

Claro que o Porto tem muito mais do que 10 lugares, mas, estes sem dúvida são os que sempre me dão vontade de voltar. Se você conhece algum lugar incrível de lá, comenta aqui comigo para eu conhecer também!

 

Beijos e até o próximo post.

Ju.

Facebook Comments

0 Comments
Deixe um comentário