Lifestyle

Portugal além de Lisboa e Porto. 5 Lugares que valem a pena visitar.

Por Ju Acácio - 17 de junho de 2019

Há algumas semanas atrás, estava de férias com a família em Portugal e tive a oportunidade de viajar um pouquinho e conhecer melhor (ou visitar pela primeira vez) alguns lugares incríveis. Que país lindo, gente! Foram tantos cenários espetaculares, que juntei tudo, resumi, ilustrei e agora compartilho com vocês em forma de post, o que vale a pena visitar fora do eixo Lisboa-Porto. São tantos cantinhos, que vou fazer mais outros posts, por isso calma lá. Já já vem mais indicações do que vale a pena visitar na minha humilde opiniòn, se você tiver um tempinho a mais para turistas na terrinha. Bora?

Óbidos

Óbidos é uma vila medieval do século 13 e está cercada por uma muralha de 1,5km. Uma delícia para se fazer um passeio a pé, andar pela muralha e apreciar a vista panorâmica maravilhosa que ela oferece, visitar lojinhas, comer uma capinha de óbidos com um cafézinho, encontrar souvenirs lindinhos ou comprar um livro. Sabe esse tipo de passeio que você desconecta do mundo? É bem isso. Claro, pode acontecer da cidade estar cheia de turistas de todos os cantos do mundo, mas ainda assim, Óbidos tem um ritmo pacato delicioso. Já fui algumas boas vezes e é sempre ótimo. Você pode inclusive ter a sorte de entrar na cidade ao som de músicas medievais, tocado por artistas da vila. Enfim, não deixe de visitar o castelo que fica ao final do caminho principal (na verdade visitar por fora porque hoje, ele funciona como hotel!), experimentar a famosa ginginha e conhecer a Livraria de Santiago, que funciona numa igreja revitalizada).

Guimarães

Um dos berços da nacionalidade lusitana, Guimarães faz parte da conquista pela independência portuguesa. Um cenário de muitos acontecimentos políticos, militares, independentistas e o início da nação portuguesa. Tem como não deixar a imaginação voar? Andar pelas ruas de Guimarães significa também levar o pensamento para o cotidiano das várias gerações que viveram ali e como é que será que tudo começou. Por lá eu visitei o Castelo que fica no topo da cidade e fui descendo até o centro histórico e almocei em um dos vários restaurantes de comida típica e tradicional portuguesa.     

Braga

Braga foi até agora, a cidade mais ao norte de Portugal que já visitei. 🙂 Tem os jardins mais lindos da vida e ruas fofas e com ares medievais para se passear a vontade. Eu cheguei no final do dia então, é uma cidade que me deu vontade de voltar. O que eu mais gostei foi o Santuário de Bom Jesus do Monte e a vista da cidade. Sem falar nas escadarias imponentes, o paisagismo e as estátuas que cercam a entrada principal.

Sintra

Sintra é uma vila que sobreviveu ao terremoto de 1755 e tem o seu período mais importante entre o final do século XVIII e XIX. Nesta época, era moda na Europa, histórias de suspense e magia e a Sintra, interage com tudo isso. Só para vocês terem uma ideia, a antiga forma medieval conhecida como ”Suntria”, significava na língua antiga indo-europeu “astro luminoso” ou “sol”. Esse misticismo atraiu escritores e nobres para a cidade e daí desenvolveu-se muita coisa que vemos até hoje, como por exemplo, a Quinta da regaleira e o Palácio da Pena. Já o Castelo dos Mouros, que também vale a visita, é uma fortificação do século X, construído após a conquista Muçulmana da Península Ibérica.

Uma vez em Sintra, não deixe de andar no centro histórico, comer em um dos restaurantes charmosos espalhados por ali e claro, experimentar o famoso doce típico da cidade, o  travesseiro de Sintra.

Cascais

Cascais está localizada ao extremo sul-ocidental da península de Lisboa e é uma vila super charmosa, com mais de 206 mil habitantes. É também um dos principais destinos turísticos de Portugal, principalmente no verão por conta das belas praias. Mas, tem muito mais: lindas paisagens, museus, centro histórico, excelentes hotéis e gastronomia variada, desde tascas à restaurantes de luxo. Eu amo dar uma voltinha pelo centro visitar lojinhas e cafés e, tenho certeza que vocês vão amar também. 🙂   

São tantos lugares especiais que é difícil colocar tudo em um post só. Por isso, aguardem o próximo post para conhecerem um pouquinho mais de Portugal. Combinado?

Beijinhos Ju

2 Comments
Deixe um comentário
2 Comentários
  1. Josi
    20.06.2019

    Lindíssimo!! Atualmente estou em Quarteira,na região do Algarve,que também é linda e graciosa,mas ainda quero ter a oportunidade de conhecer esses outros lugares belíssimos!
    Adorei o post!
    Beijinhos!

    • 24.06.2019

      Preciso conhecer o Algarve melhor para fazer um post também, rs. Beijinhos e obrigada pela mensagem. 🙂