Música

Django Bates and hr-Bigband – o melhor cover de Beatles ao vivo!

Por Thaís Acácio - 16 de outubro de 2017

Thaís Acácio

Olá pessoas bonitas! Quem vós fala é Thaís Acácio, irmã mais nova da Ju, e vim aqui contar um pouquinho sobre um show incrível que fui recentemente apresentada pelas maravilhas da internet!

Certa vez, meu querido cunhado Iriê (que é um menino muito bom), sabendo que sou bem Beatlemaníaca, me mandou um vídeo de um cover lindo, maravilhoso, inacrebilível! E eu fiquei tão tão feliz, animada e emocionada, que a Ju pediu que eu escrevesse um post para tentar explicar um pouco dessa emoção. Assim, cá estou! Finalmente escrevi o post que prometi a ela há um zilhão de anos… Mas agora que estou escrevendo, não vou ficar enrolando, né?! Vamos direto ao assunto: um cover de Beatles? Nossa! Que novidade! O que tem de diferentoso nesse afinal?

Um breve contexto…

Bom, aos que curtem um Beatles de leve, mas não conhecem tanto assim a história da banda, preciso fazer um breve contexto: puxe aí na sua memória e pense em um show dos Beatles. Lembrou deles em preto e branco, nos tempos do ie ie ie?

Ou quem sabe deles no alto do telhado da gravadora Apple, mais psicodélicos, já com a banda perto do fim?

Beleza… e no meio disso aí, não tem muito mais, né?! Mas eles eram tão famosos, como pode não ter um milhão de vídeos dos shows que eles fizeram?? A resposta é simples e cá estou para explicar!

Quando os Beatles surgiram, eles eram (e ainda são para muitos) uma grande febre! Eles lotavam qualquer apresentação que faziam, e em dado momento eles começaram a se questionar sobre os shows, uma vez que a gritaria era tanta, que por vezes nem eles mesmos se escutavam no palco. Em dado momento chegaram a uma conclusão que hoje pode ser vista como bastante estranha para uma banda no auge do sucesso: eles iriam parar de fazer shows e iriam somente gravar novos discos.

Reproduzir Beatles ao vivo não é tarefa NADA fácil! Nem eles mesmos faziam.

E por que estou contando tudo isto? Para explicar que como eles não tinham obrigação nenhuma de tocar as canções ao vivo, eles gravaram suas músicas de forma muito inusitada, com instrumentos e sons pouco convencionais, o que gera um resultado bastante único para a época. E qual a conclusão disto tudo: reproduzir Beatles ao vivo não é tarefa NADA fácil! Nem eles mesmos faziam! Hahaha…

Voltando então para o vídeo que Iriê me mostrou (este abaixo aí!) e a emoção que senti: Eu já tive a felicidade de ir a vários shows de cover de Beatles nessa vida. Já cantei até ficar sem voz em muitos deles. Mas nenhum chegou ao nível de preciosismo que “Django Bates & hr-Bigband” apresentaram em 26 de Outubro de 2016, no “Deutsches Festival Jazz Frankfurt”, vulgo “Festival Alemão de Jazz de Frankfurt” (só o festival de jazz mais antigo do mundo!).

Esse é sem dúvidas o melhor cover de Beatles ao vivo QUE EU já vi! É encantador, emocionante, e celebra uma grande obra prima, que é o disco “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. Os vídeos que estão no Youtube são mágicos (separei uma playlist para vocês aí abaixo!). Além disso, é possível ouvir também uma versão de estúdio lançada em 2017, em comemoração aos 50 anos do disco, de “Django Bates & Frankfurt Bigband” em diversas plataformas, como Spotify, Deezer e iTunes!

Então é isso, aumente o som, dê o play, e prepare-se para se emocionar também!

 

 

Beijos, Thaís! 🙂

1 Comment
Deixe um comentário
1 Comentário
  1. 16.10.2017

    “aumente o som, dê o play,” e vai tomar banho escutando essa maravilha!!!
    Tenho que concordar com você, amiguinha Thaís Acácio! Depois de ler sua contribuição, foi ao Youtube conhecer o povo e estou encantada. Como dizem nosso povo mineiro: “O trem é bão!”