Ele é o nosso amigo do peito (ou melhor, das olheiras) para os momentos de cansaço. Ele é queridinho das mulheres e de muitos homens também, eu me arriscaria a dizer. Mas não pense você que a única função desse item de maquiagem é somente para atenuar olheiras. Na-na-ni-na-não! Ele pode disfarçar a maioria das manchas e imperfeições do rosto, pode dar mais volume aos lábios, afinar nariz, destacar sobrancelhas e por aí vai. E foi por isso que separei 10 truquezinhos simples, que fazem uma discreta ou enorme diferença na sua maquiagem! Ah, e não reparem meu rosto branco, apliquei um corretivo muito mais claro para aparecer nas fotos de ilustração..
Confere aí:
1) Corretivo antes ou depois da base?
Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Hahaha! É quase isso gente, assunto polêmico! A minha dica é a seguinte: a olheira não está tão profunda assim? Então passe primeiro a base em todo o rosto porque ela vai uniformizar e te ajudar a não carregar tanto no corretivo. Se elas estiverem mais profundas, eu gosto de passar uma leve camada de corretivo amarelo ou da mesma cor da base para neutralizar, somente onde está mais escuro. Em seguida eu passo a base e depois um corretivo mais claro.
2) Forma correta para aplicar o corretivo:
Antigamente eu passava em forma de meia-lua, embaixo dos olhos, sabe? E passar dessa forma pode provocar um efeito de destaque das olheiras, e claro que ninguém quer isso! De uns tempos pra cá, só passo em formato de triângulo e vejo muita diferença no resultado. A pele fica iluminada de uma maneira correta e dá um ‘up’ na make.
3) Corretivo na pálpebra:
Não é só abaixo dos olhos que o tom da pele está (ou é) mais escurecido, às vezes nossa olheira está encalacrada mesmo e altera a cor da nossa pálpebra também. Nesse caso, passe uma leve camada de corretivo nessa região, por que não? Vai ajudar a deixar tudo bem uniforme. Ah, e se você passar um pozinho depois, ajudar a ‘selar’ e durar muito mais.
4) Diferentes cores de corretivo:
Tudo bem que corretivos coloridos são mais usados por maquiadores profissionais, mas nada impede que você se identifique com um dos problemas abaixo e queira testar em você mesma. Vá em frente! Taí uma ‘cola’ básica:
Corretivo Verde: esconde bem a pele avermelhada, como as espinhas por exemplo.
Corretivo Vermelho: aí ficou fácil, ele faz o efeito contrário do corretivo acima, ou seja, corrige manchas esverdeadas da pele.
Corretivo Laranja (ou salmão): esconde tons azulados, geralmente são olheiras beeem profundas. Uso também pra correção de barba masculina, mas deixa pra lá…
Corretivo Amarelo (o meu preferido!): consegue corrigir a imperfeição de quase todos os tons de pele, mas principalmente olheiras e manchas arroxeadas e muito escuras.
5) Efeito impecável dos lábios:
Sabe aquele momento quando você vê uma propaganda de batom e tem aquela foto de boca com um delineado perfeito? E aí a gente já fica achando que teve photoshop (ok, muitas vezes tem!) e que não é possível um contorno tão perfeito. Pode apostar que esse contorno foi feito com capricho e claro, com a ajuda de um corretivo. Quer o mesmo efeito? Depois de passar o lápis de boca e o batom, conserte os errinhos com o corretivo do tom da base com o auxílio de um pincel língua de gato pequeno. Não é tão complicado, vai…
6) Efeito impecável das sobrancelhas:
A lógica é a mesma do item anterior, sem mistério. Para destacar bem as sobrancelhas, você pode contorná-las com um corretivo um tom mais claro (ou rosado dependendo do seu tom de pele) ou passar somente na parte inferior para dar uma levantada no olhar. Tudo bem que esse mesmo efeito você consegue com uma sombra clarinha ou lápis nude mas é sempre bom saber todas as possibilidades né não? Dê batidinhas com os dedos ou esponjinha. Muito simples e deixa um efeito lindão!
7) Afinando nariz:
Se está satisfeita com o formato do seu nariz, que bom pra você! Mas se você (assim como a maioria das mulheres) gostaria de ter um nariz fininho e empinado o caminho mais rápido é recorrer ao corretivo. Faça uma linha mais clara no topo do nariz e dê batidinhas leves com uma esponjinha para não ficar marcado. Claro que cada formato de nariz exige um contorno diferente, mas esse efeito é coringa, geralmente funciona. Em mim, eu prefiro usar um tom mais rosado, vá testando em você…
8) Hidratando com corretivo:
Para deixar o corretivo mais leve (e principalmente se você usa a versão cremosa), misture um pouquinho de hidratante facial para deixar a textura mais fina. Além de corrigir as imperfeições, vai ajudar a hidratar a área.
9) Função Primer ou Fixador de sombras:
O corretivo pode ser substituído pelo fixador de sombras ou pelo primer de olhos já que a umidade do corretivo ajuda a absorver o pó da sombra. Além disso, neutraliza a cor da área e dá um efeito mais intenso na cor. Para tudo isso, é melhor a versão líquida, ok?
10) Use esponjinha:
Eu gosto muito de usar pincel e às vezes uso os dedinhos também, mas quando se trata de corretivo, a minha forma preferida é com o auxilio de uma esponjinha (já deu pra reparar?). Na verdade, eu acho que o formato ajuda…sem falar que ela é ótima pra tirar a marcação, deixando bem natural. Ah, é importante que a esponjinha esteja úmida, sempre!
Quer sugestão de alguns? Tem para todos os bolsos..
Então é isso, beijos e até a próxima!
Jú!