
Ei gente!
Bora dar continuidade nas aulas de makeup da Bobbi Brown? Bem, se você caiu aqui antes de ler o primeiro post, sugiro que volte um pouquinho e leia a primeira parte.
Hoje, vamos falar sobre maquiagem colorida (amo!), sobre como usar base e como usar hidratante facial com cor. Bora lá?
Maquiagem Colorida
Apesar do estilo de Bobbi ser minimalista ela assume que, maquiagem colorida é uma forma de mostrar personalidade e estilo. Maquiagem colorida “dá mais trabalho” do que uma maquiagem neutra. Não só porque é preciso atenção para deixar despojado e não carregado, mas também porque segundo Bobbi, é preciso deixar a make em harmonia com a roupa e com os acessórios. Ah, e como saber se uma cor de batom ou de sombra funciona em você? Faça o teste. Se você gostar, funcionou. 🙂
Ela explica que, ao falarmos de maquiagem colorida, nem sempre estamos mencionando apenas batom vibrante ou sombra neon. É preciso estar atenta às cores da pele, das manchinhas e dos subtons. Amarelo, rosa ou alaranjado, como corrigir?, qual cor neutraliza essa ou aquela manchinhas?
Se você tem dúvida com relação a cores de corretivo para corrigir manchinhas, veja este meu post aqui.
Bobbi destacou os seguintes pontos
- Peles mais claras, muitas vezes são corrigidas com pigmentos mais rosados, mas nem sempre!
- Mulheres com pele negra costuma ter a região da testa e ao redor da boca mais pigmentada do que o resto do rosto. Por isso, é comum usar mais de uma base na preparação de pele.
- Experimente a base em locais diferentes do rosto, como testa e queixo. Não teste só na lateral.
- Toda base tem transparência por isso, a pele tem que estar aparente também. Se não der para ver a pele, é porque se aplicou muito produto.
- As bases oxidam ao longo do dia, principalmente em peles oleosas, e podem mudar de cor. Por isso, para acertar mesmo na tonalidade, tem que experimentar.

Como usar base e como usar hidratante facial com cor
Não existe uma grande diferença entre a aplicação da base e do hidratante com cor, o processo é praticamente igual. Mas vamos voltar um passo, você sabe qual a diferença entre estes produtos? Bem, o hidratante com cor é um 2 em 1, ou seja, além de uniformizar o rosto, faz a parte da hidratação. Geralmente são produtos mais emolientes e com menos cobertura também. AH, e dá super para fazer hidratante com cor em casa, viu? Basta misturar base e hidratante facial, eu amo! Já a base, tem o objetivo principal de corrigir a pele, e só. (mas veja bem, que existem muitas que já fazem muito mais do que só uniformizar!)

Para usar estes produtos, a primeira coisa é entender o que a sua pele precisa, por exemplo:
- É muito seca? Provavelmente um hidratante com cor é a melhor opção.
- É oleosa? Base em stick e um pouquinho de pó, talvez seja a uma boa pedida.
E para complicar um pouquinho mais, ela explica que, o que você está usando hoje e que está funcionando, pode não dar certo algum dia. Por vários motivos: clima, stress, idade, estação do ano…Por isso, o mais indicado mesmo, é ter variações de base e textura no seu kit de maquiagem.
Destaques sobre aplicação
- O princípio de tudo é estar com a pele macia e equilibrada: nem seca, nem oleosa. Por isso, comece aplicando o hidratante apropriado por todo o rosto.
- Escolha a cor da base que seja bem próxima à cor de pele natural. Você só vai saber se fica bom, se testar!
- O acabamento da base (líquida, cremosa ou em pó) deve respeitar as necessidades da pele.
- Aplique a base somente onde precisa de cobertura, ou seja, não precisa aplicar no rosto todo se não quiser. E ainda, não existe regra, como por exemplo, aplicar no centro do rosto para as laterais.
- Se possível, vá para uma janela. A luz natural é a melhor forma de verificar se a cobertura ficou adequada.
- Tenha ferramentas para aplicar a base, como esponjas e pincéis. Os dedos são ótimos mas nem sempre dão conta de deixar o acabamento natural.
Ficou alguma dúvida sobre estes produtos? Comenta aqui comigo!
Beijinhos e até o próximo post.