Beauty

Dicas valiosas para comprar base online

Por Ju Acácio - 14 de julho de 2016

blog-da-ju-acacio-base

É ou não é uma luta descobrir qual a melhor base para nós? Temos que tomar o maior cuidado pra não rolar aquele arrependimento caso o investimento seja errado. A cor não ficou boa, o acabamento não correspondeu ao esperado, a durabilidade não está de acordo com a expectativa são apenas algumas chateações que podem acontecer. Sem falar que é um dos itens mais caros, concordam? Então vem comigo porque uma pele bem feita é tudo nessa vida! Fiz um apanhado de informações e dividi o conteúdo em 4 tópicos:

*Entendendo o subtom da sua pele;
*Entendendo algumas tabelas de base;
*Sites que cruzam informações e sugerem bases especiais para você;
*Dicas finais.

Aviso de antemão que o post acabou ficando maior do que eu gostaria mas, em compensação, está bastante esclarecedor. Então, boa leitura!

 

Entendo o subtom da sua pele

Você sabe qual o seu subtom de pele? Quente ou fria? Amarelado, neutro ou rosado? Essas dicas vão desvendar essa questão, vamos lá!

Pele quente:

blog-da-ju-acacio-base-para-pele-quente

  • Pele com tons mais ‘puxados’ para amarelados, laranja, dourados e bronzeados. Você tem facilidade para se bronzear? Este é um sinal!
  • Acessórios dourados combinam mais (não é regra, ok?!).
  • Veias mais esverdeadas. Olhe o seu pulso e faça essa análise em luz natural.

Pele fria:

blog-da-ju-acacio-base-para-pele-fria

  • Peles mais rosadas, azuladas, arroxeadas. Ao invés de ficar bronzeada, você fica mais ‘vermelinha’ quando toma sol? É um sinal também!
  • Acessórios pratas combinam mais.
  • Veias mais azuladas. Olhe o seu pulso e faça essa análise em luz natural. 🙂

E aí? Conseguiu descobrir qual o seu subtom? Não!? Então você provavelmente se encaixa no perfil neutro, God bless you! 😉

  • Se você identificou que a sua pele é quente, ela possivelmente reagirá melhor a bases com tons amarelados.
  • Se você percebeu que é fria, os tons rosados são os mais indicados.

Observação: Pode ser que uma pele quente fique melhor com tons rosados e, uma pele fria fique melhor com tons amarelados justamente para neutralizar. Para ter certeza, só mesmo fazendo um teste! Então bora testar!

Entendendo algumas tabelas de base
Agora que você entendeu os subtons, veja só que alegria, as tabelas de base, deixarão de ser um bicho de 7 cabeças para você! Separei alguns exemplos:

Base Forever da Dior:
Veja que o final do número determina o subtom da base.

blog-da-ju-acacio-tabela-de-base-dior

Base Ultra HD da Makeup Forever:
Siglas:
Y (yellow – amarelado) e R (red – vermelho ou rosado)

blog-da-ju-acacio-tabela-de-base-Makeup Forever Ultra HD

Pro Longwear da MAC:
Reparem que na tabela da MAC os tons com C (cool=Frio) são mais amarelados e com W (Warm=Quente) mais rosados. Sabem por quê? Para a MAC a lógica é diferente, segundo eles as siglas são assim:
NW é Neutral Warm. Equivalente a um tom neutro quente, com subtom rosado.
N é Neutral. É um tom neutro com uma combinação de subtons rosados e amarelados.
C é Cool. É um tom frio para peles com subtons amarelados e oliva.
W é Warm. É um tom quente com subtons rosados;

blog-da-ju-acacio-tabela-de-base-mac

E por que a maioria das marcas dizem uma coisa e a M.A.C outra? Dá um nó na cabeça mas é tudo uma questão de interpretação do círculo cromático. Ambas as cores, amarelo e vermelho estão do lado “quente” mas veja que o vermelho está mais “distante” dos tons frios do que o amarelo. E dessa forma (acredito eu) as bases da M.A.C acabam neutralizando os subtons, conforme expliquei anteriormente.

blog-da-ju-acacio-circulo-cromatico

Sites que cruzam informações e indicam outras bases para a sua cor;

Tem outra dica muito bacana e funciona assim: em um campo você coloca a marca, a cor e a fórmula da base que já usa (mousse, líquida, creme etc). Se costuma usar mais de uma, coloque essa informação adicional. A partir daí, o site indica cores similares de marcas diferentes. Uma ótima opção quando queremos experimentar outros produtos!

Temptalia – Foundation Matrix:
Acesse aqui!

blog-da-ju-acacio-temptalia

Findation:
Acesse aqui!

blog-da-ju-acacio-findation

Com as opções recomendadas pelo site, facilita demais chegar a uma loja física e conferir de perto as indicações!

Dicas finais:

  • Não teste a base no dorso da mão. Os melhores lugares para fazer testar a cor são no próprio rosto (na altura do queixo ou maxilar de preferência), pescoço ou colo. Se possível espere uns minutinhos já que toda base oxida e a tendência é ficar um pouquinho mais escura do que no momento da aplicação.
  • Peça sempre free samples, sim sim, a nossa famosa ‘amostra grátis’! Se o vendedor ver que você está interessada, ele vai fornecer e você testa com calma em casa. Portanto, não tenha vergonha!
  • Se não rolar as amostras, corra pra internet e procure por “base X swatches” ou “base X resenha”. Pegue opiniões diferentes, veja se o acabamento que foi relatado nas descrições estão de acordo com o que você procura. Você com certeza vai achar um monte de opiniões diferente sobre a mesma base e vai te ajudar a tomar a sua.
  • Como não ficamos com a mesma cor durante todo o ano (no verão eu costumo ficar mais bronzeada, por exemplo) pode ser que você precise mudar de base no verão ou no inverno ou mesmo fazer uma misturinha.
  • Não tenha medo de misturar bases diferentes! Você pode conseguir um acabamento muito melhor usando mais de uma. Não deixe de experimentar!

Então é isso, me desculpem se me alonguei demais. O assunto é complexo e por favor, se tiverem dúvidas, estou super à disposição de vocês!

Um beijinho e até o próximo post.

2 Comments
Deixe um comentário

2 Comentários
  1. 25.11.2019

    Fenomenal esse post! Parabéns por colocar informações tão completas!!!

    • 19.12.2019

      Obrigada Tati! Não deixe de acompanhar as minhas dicas no instagram também, @juacacio.
      Beijinhos!