Se você pedir para algum homem pegar na penteadeira a esponjinha de maquiagem, ele vai voltar com a sua esponjinha de maquiagem. Provavelmente o mesmo não aconteceria se você pedisse para ele pegar um pincel chanfrado ou um curvex, concorda? E por qual motivo a Beuaty Blender se tornou universalmente famosa e considerada um dos principais acessórios de beleza? A criadora e maquiadora Rean Ann Silva começou sua carreira em 1993 e até hoje se espanta com a repercussão da sua invenção. Pra ela, era tudo uma questão de resolver um problema cotidiano dos maquiadores. Ela percebeu que até então (estamos falando de 2003) as esponjas eram desenvolvidas para encaixar em embalagens de pós compactos e bases, mas, na verdade o formato precisaria ser desenvolvido para se adaptar ao formato do rosto. Simples revolucionário.
Se a nossa face é cheia de curvas porque as esponjas eram retas, quadradas ou em triângulos? Foi em uma palestra sobre maquiagem que Silva ficou com a pulga atrás da orelha. “A maquiadora-palestrante relatou que ela sempre cortava as pontas das esponjas-triângulos ou que comprava blocos de espuma e cortava de acordo com o formato dos seus clientes”. E durante os 5 anos de pesquisa que Silva se dedicou para desenvolver a Beauty Blender, ela percebeu que só o molde não era suficiente, a textura também teria o seu lugar. “Se o nosso rosto é poroso, a esponja também deveria ser.” A consistência fez (e continua fazendo) toda diferença. Uma vez molhada, ela consegue tirar qualquer linha de marcação com apenas algumas batidinhas. Claro que ela não revela qual o segredo de ser tão porosa e diz misteriosa: “Esse é o meu tempero secreto”. O que se sabe é que ela trabalhou com uma das maiores empresas de fabricação de esponja de cosméticos. Nada mais. Foram trocentas amostras até que uma caixa com a esponja rosa pink foi enviada pela empresa. Ela cortou no formato de gota (ou de coxinha para nós brasileiros, haha!) testou e deu ficou perfeito, do jeitinho que ela sempre quis. A empresa até achou que a cor seria modificada, para o tradicional bege ou branco, usado em 99,99% das esponjas de maquiagem. Mas Silva se apaixonou pelo pink e resolver apresentar o produto ao mercado desse jeito mesmo. Sucesso.
Além da combinação formato + textura, Silva conseguiu entregar um produto eco-friendly. Sim! Naquele momento a maioria dos maquiadores descartavam as esponjinhas após o uso. Vamos combinar que isso gera um lixo incalculável. Ponto para Silva! Menos lixo no planeta por favor, estamos precisando. E olha que tem profissional que inclusive prefere uma já mais velha, como é o caso do Mario Dedivanovic, maquiador da Kim Kardashian. “As novas absorvem muito produto já as velhas espalham muito melhor”. E foi pensando em ser um produto de longa duração que foram desenvolvidos higienizadores, líquidos e sólidos, os Blendercleanser.
Atualmente a família Beuaty Blender cresceu. Tem em miniatura, cores diferentes como roxa, preta, vermelha e branca (ou seja, sem adição de corantes) para pele sensível. Ah, e se no final das contas você tá achando que ela funciona somente para aplicar base e corretivo, está muito enganado. Confira este vídeo com 5 maneiras diferentes de usá-la. Está inglês mas super dá pra entender! Beijos, Jú!