Beauty

7 dicas para maquiadores em ensaios fotográficos

Por Ju Acácio - 24 de agosto de 2020
Foto de retoque de maquiagem em ensaios fotográficos
Foto: Wanderson Monteiro

O aprendizado é construído com uma boa dose de erros, quem concorda? Ninguém nasce sabendo nada nessa vida e por isso, muitas vezes, é falhando que a gente aprende e tira uma boa lição de como agir em situações futuras. Além de alguns erros cometidos na minha carreira, fiz maquiagem para ensaios ensaios fotográficos, cursos, atendi muitos clientes e este combo de erros + experiência, contribuíram para o meu amadurecimento profissional. 

E daí que outro dia, fui contar umas fofocas de bastidores de maquiagem para ensaios fotográficos para uma amiga (oi Carol Veranneman!), e ela, além de ter dado boas risadas, me fez prometer que todas as lições que eu aprendi virariam conteúdo, afinal, nada melhor do que passar a informação para frente, todo mundo sai ganhando com esse aprendizado,  e não só eu! Se você está começando a carreira de maquiador, eu posso te ajudar. Se alguém me tivesse passado essas dicas, teria evitado algumas situações complicadas, viu? Então, segura na minha mão e vem ler este post, feito especialmente para ajudar maquiadores que precisam saber tudo o que acontece nos bastidores de um ensaio fotográfico. 

7 Dicas para arrasar na maquiagem em ensaios fotográficos

Consulte SEMPRE o/a fotógrafo/a

Longe de mim estar desvalorizando o meu próprio trabalho porém, alguns retoques são feitos com photoshop. Revistas, editoriais, catálogos…todas as fotos passam por um tratamento. Portanto, é preciso caprichar na preparação de pele, seguir o briefing da maquiagem para o ensaio fotográfico, e principalmente, consultar o fotógrafo.

Uma modelo com uma espinha muito aparente ou cicatriz, podem à primeira vista, deixar uma preocupação com o resultado final do trabalho. No entanto, dependendo da situação, em questão de segundos, o photoshop dá um jeito, entende? 

retoque para maquiagem de ensaios fotográficos
Foto: Wanderson Monteiro

O que aconteceu comigo: eu já trabalhei em ensaios fotográficos de adolescentes (meninas que ganham book de 15 anos, quem mora no Brasil conhece esta tradição brasileira) e algumas meninas tinham espinhas. Normal, né gentem?! Eu aprendi que muitas vezes, cobrir tudo com maquiagem, deixa o resultado artificial. É melhor uniformizar ao invés de cobrir totalmente. Deixar a pele mais fresca e aparente, ficava mais fácil para o fotógrafo fazer o tratamento depois. 

Por isso, SEMPRE pergunte ao fotógrafo sobre o brilho da pele, a manchinha no rosto e por aí vai. Ninguém melhor do que eles, que são os responsáveis pelo tratamento, para orientar sobre a maquiagem certa para os ensaios fotográficos. Não é uma regra, até porque têm fotógrafos que se acham superstars e não se comunicam bem com o pessoal da maquiagem, mas, se tiver a oportunidade de trocar uma ideia com eles, maravilha! 🙂

Como organizar o material para ensaios fotográficos

Fazer check list de material pode parecer a coisa mais óbvia do mundo mas acho importante falar sobre isso. São muitos produtos e acessórios, viu? Mesmo que o briefing seja “no-makeup-makeup”, a gente sabe que muitos produtos serão utilizados. E tem mais, é sempre bom levar mais algumas opções caso tudo mude de última hora (às vezes acontece, amiga!). Nada exagerado mas, que dê segurança, sabe? Produtos multifuncionais são ótimos! Aquela sombra cremosa que você sabe que funciona como primer de pálpebra, iluminador como sombra, batom como blush. 🙂 

Necessaire transparente de maquiagem

Organizar o material em bolsa transparente também ajuda bastante porque fica muito mais fácil encontrar aquele produto ou acessório no fundo do necessaire. Nem sempre, é possível contar com um ateliê profissional ou uma bancada e organizar tudo. Eu já maquiei modelo no carro, em quiosque de praia e até em banheiro de clube.

Outra dica: lave os pincéis com antecedência e organize bolsas com pincéis para cada modelo. Em tempos de pandemia, além de pincéis individuais, produtos descartáveis são necessários: pincel para aplicar batom, aplicador de rímel, plaquinha inox/acrílico, algodão e cotonete, são acessórios indispensáveis. Álcool em gel também, e o tempo todo!

Leve produtos que você acha que não vai usar no ensaio fotográfico

Eu mantenho um necessaire só para acessórios do tipo: fita cola, grampo, tesoura, pinça, alfinete.. essas parafernalhas já salvaram muitas sessões fotográficas, viu? E você ainda ganha pontos pelo profissionalismo com a equipe.

Aconteceu comigo: uma vez, participei de um ensaio que a modelo ia usar roupa preta e ela estava com muitos pelinhos brancos. O que salvou foi eu ter levado um rolinho autocolante! 

modelo e maquiadora emestúdio
Foto: Pedro Salgado

Material para portfólio

Se você não combinar com antecedência como vai ter acesso às fotos, as chances de você não as ter são grandes. Por isso, não se esqueça de apresentar o seu e-mail, pedir fotos em alta resolução e publicar somente quando for autorizado pela produção.

Cobrar por hora? Diária? Como saber o seu preço?

Se tem uma coisa que eu detesto é colocar valor no meu trabalho. Mas sem isso, como sobreviver, não é mesmo? Confesso que já tive muito mais dificuldade e atualmente, já tenho tudo tabelado e ficou muuuuito mais fácil. Eu considero o valor da hora que é cobrado no mercado e multiplico pela quantidade de horas que vou trabalhar/trabalhadas.

Para chegar no valor de mercado,  busque saber o preço de maquiadores que você considera ter um trabalho similar ao seu. Faça três orçamentos, por exemplo, e veja se tem motivos para aumentar o seu valor ou diminuir, de acordo com o seu material, investimento etc.

Vou dar o exemplo fictício de uma aula de automaquiagem para ficar mais fácil a compreensão: 

  • Aula de automaquiagem orçamento 1: 70 euros
  • Orçamento 2: 65 euros
  • Orçamento 3: 50 euros
  • Preço médio: 60 euros
  • Duração da aula: 3 horas
  • Valor da hora: 20 euros – Esta é a base para você começar a sua negociação. 🙂 

Você deve saber o básico de hairstyle

Você não precisa ser mega expert em cabelo, mas o básico é fundamental. Coque, rabo de cavalo alto, topete, beach waves, wet look… coisa simples, mas que faz um efeito, sabe? Nem sempre a produção conta com budget para maquiador e hairstylist por isso, a tarefa pode cair para nós maquiadores. Se não der para fazer um curso (eu fiz 2 só, um no Brasil e outro em Portugal) treine com a irmã, a amiga, a vizinha, a mãe…mas treine! Só assim você não vai precisar abrir mão de alguns trabalhos que exigem penteado junto com a maquiagem. 

foto preto e branco - Hairstyle e maquiagem para ensaios fotográficos
Foto: Lara Magalhães

Busque referências em outros lugares além do Instagram  

Já participei de produções em que o briefing da maquiagem para o ensaio fotográfico estava prontinho, era só seguir. Em outros, pediram a minha opinião, eu tinha que sugerir e justificar porque escolhi fazer aquele estilo. Se você se inspirar só no Instagram, por exemplo, a tendência é recriar os looks que mais bombam por lá. O mais do mesmo. Eu consumo bastante conteúdo do Instagram também, porém, acho fundamental buscar outro tipo de referência, para mostrar que o seu potencial vai além da técnica de maquiagem.

maquiagem para ensaios fotográficos
Foto: Estúdio LX Lisboa

Além dos tutoriais (veja os meus aqui!), revistas de moda, pinterest, filmes, clipe de música, fachadas de prédios e quadros de arte. Tenha um olhar atento à cores, texturas, traços, simetria… tudo pode virar referência e inspiração! Além disso, se você quer ser maquiador, estude a história da maquiagem, a evolução dos produtos e das técnicas a diferença de estilos entre épocas distintas. Tudo conta para o seu background e conhecimento nunca é demais. 

Curtiram essas dicas? Então, não deixe de continuar me acompanhando aqui no blog e lá no Instagram também! Beijinhos e até o próximo post!

2 Comments
Deixe um comentário
2 Comentários
  1. Julia
    31.08.2020

    E leve um secador de cabelo… e um babyliss…. e uma extensão…

    • 01.09.2020

      Muito perrengue não levar secador, só eu sei kkkk (aliás, vc sabe pq te contei as fofocas né!)