Beauty

Maquiagem sem glúten?!

Por Ju Acácio - 19 de janeiro de 2016

 

Você já ouviu falar em maquiagem orgânica? Sem glúten? Não?! Pois é, mas ela existe e tem adeptos por conta de uma filosofia naturalista ou por conta de alguma intolerância. Deu um burburinho danado no mundo da beleza a recém-lançada Juice Beauty, uma marca americana de cosméticos. O que tem demais nisso, uma vez que marcas de beleza são lançadas aos montes? A diferença é que eles apresentaram ao mercado, uma linha completa de produtinhos com 70% de seus ingredientes orgânicos. Ui! Mas vamos com calma para entender tim tim por tim tim!

Uma indústria que movimenta em torno de U$55 bilhões ao redor do mundo, merece respeito e claro, uma atenção especial por parte dos empresários que lidam com esse segmento. E cá prá nós: estão um passo na frente as empresas que buscam ingredientes orgânicos, não é mesmo? Não só por modinha, mas por todos os benefícios envolvidos aos orgânicos.

Vocês sabem como funcionam os orgânicos com relação à maquiagem? Eu explico. A combinação de ingredientes naturais precisam imitar (ou chegar bem próximo com relação ao resultado) a textura, a longa duração, aos pigmentos e a alta performance dos ingredientes sintéticos. E por que tudo isso agora? Bem, primeiro porque está na moda mesmo, vamos admitir. Mas o X da questão com relação à maquiagem (e que foi o pontapé para surgir a Juice Beauty) é a de que nossa pele pode absorver uma grande quantidade dos produtos que usamos. A Juice Beauty afirma que até 80% dos ingredientes podem ser absorvidos por nossa pele. Mas calma! Na mesma matéria onde li essa informação (no site da Allure) eles correram atrás pra saber se a estatística era essa mesmo. O professor dermatologista, David Bank, do Columbia Presbyterian Medical Center em Nova York disse que a nossa pele absorve em torno de 20% e que “a maioria dos ingredientes nem chegam a alcançar a derme”.

A Diretora Criativa de Maquiagem da marca é ninguém menos do que Gwyneth Paltrow, atriz famosa não só por seus filmes, mas também por seu estilo de vida natureba-saudável-orgânico-e-fitness. Já acessaram o site Goop, da Gwyneth? É a coisa mais fofa do mundis, cheio de dicas naturais.

Voltando às maquiagens, Paltrow possui mais de 40 anos e ela disse que ‘precisa’ usar maquiagem todos os dias. Certa vez ela decidiu investigar os ingredientes das makes dos produtos que usava. Ela não gostou do que descobriu e foi logo dando um jeito de criar a sua própria linha cosmética “Eco-Chic”. Dessa vez, sem petróleo, parabenos, glúten (alô celíacos!), silicones, talco e outros ingredientes artificiais.

A primeira dificuldade foi com relação ao preço. É caro extrair pigmentos de berinjela, romã e pétalas de rosas, por exemplo, porque é preciso uma enorme quantidade. Outro obstáculo: a inconsistência da cor. “Nas marcas convencionais se usa corante artificial, mas pense na dificuldade de se conseguir um extrato de pigmento, já que cada flor é diferente uma da outra. Nossos químicos trabalham arduamente com tabelas de cores para obter a mesma tonalidade sempre”, comentou Karen Behnke, fundador e CEO da Juice Beauty ao site fashionista.com. Ah, e as maquiagens também precisam estar à altura de Gwyneth, ou seja, durar por todo o red carpet, né non?. Hoje são 14 itens, com 78 cores diferentes entre corretivos, bases, sombras, lápis de olho, blushes e pincéis… Tudo aprovado por ela e seu maquiador.

 

Agora vem uma noticia ruim: não há previsão para a chegada destes produtos ao Brasil. Uma pena né? Enquanto isso a gente fica aqui, esperando uma viagem internacional e acompanhando as novidades do mundo beauté!

Beijos Jú

0 Comments
Deixe um comentário