Não é de hoje que a M.A.C explora uma atitude positiva e que vai muito além da maquiagem. Pra quem acompanha a marca tem sempre novidade rolando e, antes de falar da notícia mais recente, quero falar pelo menos sobre outras duas ações que são bem bacanudas também. Em setembro do ano passado, rolou a campanha MACnificent Me. A M.A.C pediu para que seus consumidores enviassem um texto contando sobre sua história de vida, suas motivações e o que os tornava únicos no mundo. Foram 6 ganhadores e esses, se tornaram os garotos e garotas propaganda da linha que leva o mesmo nome da campanha.
Tem trailer (pena que só em inglês) dessa campanha, olha que que demais!
Claro que além de tudo, eles também ganharam uma chacoalhada de autoestima, né não?!A segunda ação bacana promovida por eles esteia-se no faturamento de gloss e batons da linha ‘Viva Glam’ revertida para a M·A·C AIDS Fund. Uma organização criada em 1994, voltada para atender portadores do vírus HIV em parceria com outras organizações ao redor do mundo, coisa grande gente! Além da renda, tem uma ação que acho tão, mas tão legal, o”Good Spirits”. A atividade é a seguinte: Um maquiador profissional da MAC ensina gratuitamente, aos portadores da doença, técnicas de maquiagem para ajudar a esconder problemas de pele que podem surgir devido a doença. Excelente, né? Li um depoimento lindo de uma mulher portadora do HIV que participou do “Good Spirits”: “Ninguém nunca se importou comigo o suficiente nem teve muito tempo para colocar maquiagem em mim. Hoje, me sinto linda por dentro e por fora.”. E vira e mexe tem celebridade participando para estimular as vendas. Separei algumas campanhas que já rolaram como RuPaul (que foi o primeiro garoto propaganda da “Viva Glam”!), Lady Gaga, Sir Elton John e outros, olha aí! Ariana Grande em campanha atual E a MAC não para por aí! Aproveitando Cailtlyn Jenner como garota propaganda da marca (de uma linha que só será lançada em 2017, mas enfim!), a gigante dos cosméticos anunciou que está financiando um série de filmes sobre a vida dos transexuais.
E nesses vídeos participarão experientes diretores e roteiristas da comunidade trans, como Jen Richards e Silas Howard, que fizeram séries como “I am Cait” (link legendado!) e “Transparent”. Eles, obviamente, poderão contribuir com um olhar muito mais peculiar sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia dos trans. E devem ser muitas né gente? Emprego, rejeição da família, cuidados com a saúde, preconceito. O número de suicídios na comunidade trans é nove vezes maior do que a média mundial.
Ah! E o mais importante, toda a verba arrecadada com os curtas irá direto para a M.A.C Aids Fund Transgender, uma subdivisão, digamos assim, da M·A·C AIDS Fund voltada para a comunidade trans.E aí? Ficou ou não ficou ainda mais fã da M.A.C??