
Oi gente!
Outro dia abri aquela caixa de perguntas no Instagram e recebi pedidos para fazer mais tutoriais de preparação de pele. Fiquei surpresa, viu? Isso porque todos, ou pelo menos a maioria dos meus tutoriais tem preparação de pele, e daquelas bem completinhas, na minha opiniòn. Eu curto muito esta etapa da maquiagem! Mas aí, logo depois de ficar surpreendida com este pedido de vocês, cheguei a conclusão de que, justamente por terem tantas preparações de pele diferentes nos tutoriais (meus e de outrxs bloggers e maquiadorxs), com ordens e produtos distintos, rola uma confusãozinha mesmo, é normal.
Dito isso, estou aqui, pronta para tentar responder e tirar as principais dúvidas que apareceram entre as seguimoras. Fique a vontade para consultar este post sempre que tiver dúvida. E ainda, se alguma pergunta ficar sem resposta, esteja a vontade para entrar em contato comigo. Combinadis?
7 passos para você arrasar na preparação de pele
Qual o primeiro passo?
O primeiro passo de todos, mas de todos mesmo, é saber o seu tipo de pele. Você sabe porque é tão importante isso? Eu explico. A tecnologia dos produtos leva em consideração as características da sua pele, então, se você usa um produto que não é apropriado para as suas necessidades, o acabamento pode ficar comprometido. Um exemplo simples:
- Uma pessoa que tem pele oleosa e aplica um hidratante facial para pele seca, pode produzir ao longo do dia mais oleosidade e isso faz com que a maquiagem tenha excesso de brilho. Ui!
Por isso, esteja atenta às suas necessidades, se é hidratação, se é controlar o brilho, se é ter mais luminosidade e por aí vai.
Pele limpa é fundamental na preparação da pele

Para que os produtos sejam absorvidos pela derme é essencial que a pele esteja limpa. Simples assim. Transpiração, poluição, oleosidade, células mortas. Um conjunto de possibilidades para te lembrar: mesmo que a aparência seja de uma pele limpa, ela pode não estar. A partir daí, existem algumas opções para higienizar:
- Lavar o rosto apenas com água;
- Lavar o rosto com água e sabonete facial;
- Limpar o rosto com soro fisiológico;
- Aplicar tônico;
- Aplicar água micelar;
- Fazer uma esfoliação leve;
Hidratar, independente do seu tipo de pele

A sua pele está sempre com sede. Tudo bem, não é exatamente assim, MAS, acho didático explicar desta forma. Pense assim, se você não dá água para o seu rosto, ela vai acabar por sugar a água de produtos que você vai aplicar, como base ou primer. Afinal, ela está com sede, certo? O resultado é um acabamento comprometido, porque em alguns lugares mais desidratados do rosto, a maquiagem vai ficar com aquele acabamento “craquelado”.
Primer é fundamental?
Não. No entanto, o primer ajuda muito na durabilidade e acabamento.
Com relação a durabilidade: Aplicar primer após hidratar a pele acaba por ser também uma “proteção” para que a sua pele não sugue a água da base.
Com relação ao acabamento: Existem muitos acabamentos possíveis, tem que escolher aquele que mais vai funcionar para você. Existem primers que tem partículas de brilho para deixar a pele iluminada. Existem outros que matificam, ou seja, deixam a pele oleosa sem brilho e com efeito aveludado. Existem primers mais molhadinhos para quem gosta de um efeito mais glossy. Antes de sair comprando, analise o seu tipo de pele e qual acabamento deseja, combinado?
Corretivo ou Base, o que passar primeiro?

Tanto faz, você escolhe. Que tal um dia começar por um e no outro dia inverter a ordem? Passar base antes, já deixa a pele uniformizada e assim, você tende a usar menos corretivo. Muitas vezes, você vai aplicar a base e já vai ficar satisfeita com a uniformidade e pode ser que nem queira passar corretivo. O oposto também, olha só: a dica agora é experimentar não passar base e fazer aplicação do corretivo somente em zonas mais pigmentadas, como olheiras e manchinhas de espinha. Quanto menos produto usarmos, melhor né? Tanto para o nosso bolso quanto para o acabamento em si. Passar uma quantidade exagerada de base ou corretivo compromete o resultado, que fica pesado e ainda pode acumular nas linhas finas.
Nesta etapa também, após aplicação de base & corretivo que vem o uso do pó, e diga-se de passagem, é totalmente opcional. Na maioria das vezes não aplico para evitar acumular produto nas linhas finas, mas vale lembrar que: moro em um lugar seco e minha pele não é nada oleosa. Agora, se você tem pele oleosa e está em um lugar quente, pode ser que o pó seja um grande amigo. 🙂
Contorno é obrigatório?

Não, eu inclusive pulo esta etapa algumas boas vezes. 🙂
A função principal do contorno é devolver curvas e criar sombras, para que o rosto retome uma aparência natural. Depois da base e do corretivo, a aparência que fica é de uma tela em branco, concorda? Só que o nosso rosto tem volume e profundidade e, utilizar a técnica do contorno, é justamente devolver volume e profundidade, através de alguns produtos para esta função. Locais? É complicado indicar porque cada rosto é um rosto, néan? Mas no geral: fundinho das bochechas, contorno do rosto próximo à raíz do cabelo, abaixo das mandíbulas. Não vejo muita graça em afinar nariz, diminuir muito a testa, essas coisas. Costumo utilizar a técnica do contorno para devolver curvatura para o rosto, como falei antes. 🙂
Produtos com subtons mais frios simulam a sombra natural. Já aqueles que com fundo mais quente e alaranjado, podem deixar a make com aparência mais bronzeada. Acho lindo as duas propostas!
Iluminador, blush and aguinhas finalizadoras
Para finalizar, a etapa “pele”, vamos com este combo maravilhoso, e eu diria que esta ordem de iluminador + blush + fixador é a minha sequência favorita. Aplicando o iluminador antes, o brilho fica literalmente “por baixo do blush” e eu acho mais chic assim. Mas enfim, nem eu mesma faço assim todas as vezes.
Iluminador: Os pontos estratégicos para dar mais radiância ao rosto são: têmporas, topo do nariz ou só na pontinha, cantinho interno do olho, abaixo das sobrancelhas e no arco do cupido. O iluminador também funciona como sombra, ok?
Dúvidas de como aplicar o blush? Pense assim, as regiões do rosto que ficam mais ruborizadas quando você pratica uma atividade física (por exemplo) é exatamente onde você deve aplicar o blush. Ou ainda: tomou sol no final de semana e ficou com aquele aspecto incrível de ‘corada pós-praia´. Além das bochechas, o topo do nariz também fica “queimadinho”, não fica? Então, você pode brincar com o blush ali, como eu apontei nestas duas situações.
Fixador de maquiagem: Para arrematar a make, uma bruma de água termal, finalizador (fixador) ou água de beleza, são uma ótima pedida! São muitos nomes e produtos para a mesma função, por isso esteja atenta. Alguns dão acabamento matte, outros entregam frescor e glow. Veja na embalagem ou confira alguns reviews antes de investir em algum destes lindinhos, que são ótimos mas não costumam ser tão baratinhos. Uma coisa é certa: os fixadores ou as águas ajudam muito a “assentar” e dar muito mais durabilidade à make. 🙂
Espero ter ajudado e respondido tudo, na medida do possível. E você? Faz mais alguma etapa ou de forma muito diferente? Me conta!
Beijinhos