Beauty

Pele Negra – Sugestões, notícias & polêmicas.

Por Ju Acácio - 27 de julho de 2015

Olá!

Em meio as minhas pesquisas e leituras do dia a dia, me deparo com a notícia sobre a Marcha do Orgulho Crespo, hoje na Av. Paulista. O evento contou com a ajuda das redes sociais para acontecer e também fez uma ponte  com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que foi no dia 25 de Julho. Essa notícia me “likou” a duas outras que aconteceram recentemente no “mundo beauty” e quero dividir com vocês.

A primeia notícia é de que pela primeira vez, a marca Christian Dior, teve como estrela uma modelo negra. Rihanna foi nomeada embaixadora da marca em março desse ano. Sim, estamos em 2015 e é a primeira vez que uma modelo negra estrela uma campanha da marca. É complicado entender o porque de só agora uma negra é protagonista, não? De qualquer forma a campanha demorou mas chegou e é linda. Rihanna super poderosa caminhando pelo palácio de Versailles. Beleza dela e da paisagem, Achei lindo, afinal, geralmente  as imagens que temos do palácio ou dos jardins de Versalles, são feitas com a presença da luz do sol. A noite revelou segredos escondidos pelos excessos das imagens diurnas, luzes certeiras aparecem nas fotos, e o charme do palácio se tornou ainda maior. Maravilhoso. Clique para assistir a campanha:

A segunda notícia foi também a recente polêmica ocorrida com a modelo Nykhor Paul, de 25 anos do Sudão do Sul ou Novo Sudão. Já não bastasse ter nascido em um dos países mais pobres do mundo, Nykhor superou muitas dificuldades mas conseguiu se tornar uma modelo bem sucedida com atitude e personalidade marcante. Colocou a boca no trombone e desabafou. e Direcionou  sua mensagem às “queridas pessoas brancas do mundo da moda”. A crítica na verdade foi uma diretíssima aos maquiadores que mesmo com a profissionalização ainda não estão nada preparados para cuidar das peles negras. Ela afirmou que muitas marcas de cosméticos possuem os produtos perfeitos para esse tipo de pele. Entre eles, MakeUp Forever, Mac, Bobbi Brown, Dior entre outras, possuem produtos que não deixam na mão e dão ótimos resultados na pele negra. Ou seja, não há desculpa! Nykhot Paul revelou todas as dificuldades enfrentadas por modelos negras, a ponto de serem obrigadas a levarem os produtos de suas makes, com a justificativa por parte de maquiadores de não estarem acostumados a lidar com a pele negra.

Repensar nossos padrões é tarefa diária.

Para relaxar um pouco, dou duas dicas que considero imprescindíveis para a pele negra:

1)  Sim, há variações de subtonalidades para a pele negra. As minhas bases preferidas são as bases de número  #40 / #50 / #60 da Dior (por incrível que pareça!). Vá testando o que fica melhor em você, uma base que generaliza para “tom escuro” por exemplo, nem sempre vai te satisfazer.

2) Veja se o tom combina mais com tons quentes ou frios. Colocar um objeto dourado e outro prateado do lado do rosto ajuda demais a chegar a uma conclusão. O tom que combinar mais vai harmonizar melhor com tons de sombra, blushs etc.

Tons quentes

 Tons frios

Para encerrar, um trecho do discurso da musa/ modelo/tudo-de-bom/ atriz LupitaNyong’o quando recebeu o prêmio no Hollywood Award pelo filme 12 anos de Escravidão:

“Quero aproveitar esta oportunidade para falar sobre beleza, beleza preta, beleza negra. Eu recebi uma carta de uma menina e eu gostaria de compartilhar apenas uma pequena parte dela com vocês: – ‘Querida Lupita, eu acho que você tem realmente muita sorte de ser uma negra bem sucedida em Hollywood. Eu estava prestes a comprar um creme de branqueamento para clarear minha pele quando você apareceu no mapa do mundo e me salvou.”

Lupita Nyong’o no Hollywood Award 

0 Comments
Deixe um comentário