Olá!
Você sabia que existe uma análise para mensurar a relação entre a indústria da beleza e a crise? Pois é, eu não conhecia, mas esse estudo existe, chama-se “índice batom” e foi criado por Leonard Lauder, presidente da empresa de cosméticos norte-americana Esteé Lauder. Ele analisou resultados financeiros da empresa e concluiu que em tempos bicudos, as vendas aumentam mesmo. Para se ter uma ideia, segundo Leonard Lauder “O maior aumento na venda de batons foi durante a década de 1930 durante a Grande Depressão.” Esse período, também conhecido como “A Crise de 29”, começou em 1929 e até hoje é considerado a mais longa e pior época de recessão econômica do século XX. Esta relação ainda está sendo testada ao longo dos anos, mas dados indicam que o caminho pode ser esse mesmo. Em tempos de dificuldade o consumo de produtos de beleza pode a aumentar porque há uma tendência maior das pessoas pela busca em se sentir bem, elevar o seu amor-próprio e os cosméticos podem ser um caminho rápido e também barato.
E aqui no Brasil? Enquanto muito se discute se estamos ou não vivenciando uma crise, fato é que há no ar uma insegurança, seja ela política, moral, econômica, financeira ou até mesmo de confiança. Muitos setores estão comprometidos, outros nem tanto, e paralelo a isso tudo a venda de cosméticos permanece inabalada, de vento em poupa. Estamos falando do terceiro maior mercado consumidor de cosméticos do mundo e a indústria da beleza por aqui cresce em média 10% ao ano, de acordo com a Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosmética. Como pode? Se formos para a análise do índice batom, essa questão está envolvida com a autoestima das pessoas conforme expliquei anteriormente. É mais acessível comprar um batom do que uma bolsa ou um sapato por exemplo. Além disso, através dos cosméticos alcançamos a sensação de autoconfiança, fundamental para uma entrevista de emprego ou uma permanência no mercado de trabalho.
Tenho para mim que esses fatores são aplicáveis, mas, além disso, há algo mais. Atualmente temos mais informação sobre a importância dos cosméticos em nossas vidas e sem falar que para muitos, a maquiagem ou qualquer outro item de beleza, dependendo do que for, já deixou de ser considerado supérfluo há um bom tempo. Hoje sabemos a importância do batom vermelho como empurrão para nos sentirmos poderosas, reconhecemos o mérito de um bom corte de cabelo para nos dar autoconfiança e de uma maneira geral, enxergamos a estética como nossa aliada para momentos importantes de nossas vidas.
Vamos longe quando nos sentimos bem com nós mesmas.
Se estamos vivendo momentos de crise, ou não, uma coisa é certa: os cosméticos são muitos, com preços variados, para todos os gostos e idades. Você está podendo comprar uma bolsa ou um sapato? Não. Então vamos investir em um batom mais baratinho mesmo. Se você está podendo, então chegou a hora de investir naquela base importada tão desejada. E por aí vai. É um setor completamente adaptável e que não passa pela atmosfera de insegurança que vemos nos jornais diariamente.
Amei as dicas sobre o uso de corretivo. Aproveito para te pedir dicas para chantelasmas que tenho ao redor dos olhos. Abraços com o desejo de sucesso sempre! ! ?
Olá Regina! Obrigada pela mensagem! 😉
Fica difícil indicar qualquer coisa sem ver de perto. Vá ao seu dermatologista de confiança e veja quais produtos pode usar. Com relação a cor, os xantelasmas são amarelados, né? Um corretivo do exato tom da sua pele provavelmente funcionará.
Beijinhos