Beauty

Porque Bobbi Brown decidiu deixar sua própria marca?

Por Ju Acácio - 06 de fevereiro de 2017

Eis que Bobbi Brown, maquiadora e fundadora da sua própria linha de cosméticos (uma das mais famosas e respeitadas do mundo) decidiu deixar a própria empresa. Aí  você pensa, “como assim, gente!? O que aconteceu? ”. Para nos dar todas as respostas ela escreveu uma carta, que mesmo não apresentando todos os motivos, faz-nos entender sua linha de raciocínio e como as tendências impostas fizeram-na procurar por uma nova revolução de beleza.

A história da Bobbi Brown

Decidida a dar um novo rumo na carreira de maquiadora, Bobbi resolveu que abandonaria os trabalhos editoriais para ter mais tempo e dar andamento nos esboços de produtos cosméticos que havia desenvolvido. O primeiro foi de um batom nude, exatamente da cor dos lábios (ok, hoje temos trocentos tons, mas estamos falando de 1991).  Outros foram os pigmentos matte, inodoro e cremoso em tons marrons e serviriam como base-matriz para diversos outros produtos.  Era um conceito bastante simples, mas revolucionário para a época.

Ela enviou esses projetos para pessoas do mercado beauté até cair nas mãos de Leslie Seymour, editor de beleza da revista Glamour que aprovou e escreveu sobre a inovação que os produtos iriam trazer. Foi quando Bobbi conseguiu emplacar seu batom na Bergdorf Goodman, uma tradicional e luxuosa loja de departamento localizado na quinta avenida em NYC. Após quatro anos, a marca foi vendida para a Estée Lauder e ela continuou os trabalhos como diretora criativa.

A Filosofia do “Seja você mesma”:

Bobbi sempre se destacou no mundo da beleza por pregar uma filosofia muito além da maquiagem, como já falamos aqui no blog. “Seja você mesma” tem sido o mantra que ela se orgulha de difundir.

Ela sabe bem que o importante é você não se comparar com ninguém, muito menos com modelos. “Eu não parecia com Cindy Crawford ou Naomi Campbell e nunca me senti mal por isso. Não devemos nos sentir mal por não sermos parecidas com elas”. Bobbi pregou a importância de ser a melhor e mais autêntica versão de si mesma, ensinou mulheres a fazerem uma pele lisa e uniforme, desenvolveu bases que desapareciam nos mais diversos tons de pele, explicou como destacar qualquer formato de olho. Sem nenhuma forma de imposição ou tendência, sempre pregando um movimento de confiança e autoestima, valorizar formas bonitas como nascemos.

A saída da empresa

Na carta de despedida Bobbi Brown diz que “nos últimos anos, tem sido incrível ver tantos jovens empresários de beleza emergir e florescer – assim como eu fui capaz no início da minha carreira. Mas, também é um pouco desanimador para ela ver as tendências como contorno, que fazem as mulheres jovens se sentirem obrigadas a serem algo diferente do que elas são. Espero que as mulheres percebam que a maquiagem é para melhorar, em vez de encobrir. A verdadeira beleza reside na saúde e vitalidade. Agora, planejo fazer parte de uma nova revolução de beleza assim como eu fiz há quase 30 anos. Escrevendo esta carta, estou dominada pela emoção: tristeza por deixar minha companhia e entusiasmo por novos desafios. Mas acima de tudo, eu me sinto grata e mais otimista do que nunca com o que está por vir. ”

 

Uma certeza a gente tem, vem mais por aí. Então, vamos aguardar!

0 Comments
Deixe um comentário