Ganhei da Jú pouco antes da mudança dela para Portugal, dentre VÁRIAS coisas (várias mesmo!), um presente e um desafio: o Creme de Pentear “bn. Clássicos”, que, de “brinde”, deveria vir com uma resenha minha. Como eu não nego presentes, muito menos desafios, cá estou!
Bom, só para contextualizar um pouco, para quem não me conhece (afinal a estrela por aqui é a Jú!), sustento com orgulho e com trabalho árduo meus cachinhos! E este é um universo incrível!
Na verdade a história não é assim tão simples. Eu já fiz parte do mundo de relaxamentos e alisamentos diversos, para “baixar a raíz”, “disciplinar os cachos”, dentre outras desculpas, que no final das contas deixou o cabelo liso mesmo. No finalzinho do ano passado eu cansei dessa vida de químicas fortes e resolvi voltar para os cachos. Não julgo quem gosta do liso, mas enfim… para mim cansou! E aí começou toda uma luta de transição, de aceitação, e de muita leitura em blogs e grupos de “cacheadas”. Mas hoje, apesar de certas dificuldades aqui e ali, estou muito feliz com o resultado!
Contexto feito, vamos voltar para o produto: a marca “Beleza Natural” está há aproximadamente 20 anos no mercado, e é especialista em cabelos crespos e cacheados, não só com produtos específicos, como o creme aqui em questão, mas com salões de beleza em mais de 40 cidades do país! E usando o produto eu entendi o motivo da fama. Gostei bastante do resultado
Usei o creme como leave in algumas vezes, após diferentes etapas do meu cronograma capilar (que não serve só para as cacheadas! Vale a pena dar uma googlada!) e os resultados foram bastante satisfatórios: volume na medida certa (nem minguado demais, que não é minha vibe, mas sem também virar um leão!), cachos bem definidos, e um cheirinho bom ainda como um extra. Algumas vezes tive um efeito um pouco “grudado”, mas é uma questão de adequar a quantidade para um bom efeito! Passei menos e ficou ótimo!
Mas como nem tudo são flores, tenho algumas ressalvas: eu uso preferencialmente produtos denominados “low poo/no poo”, que de forma simplificada é uma técnica que visa diminuir o uso de shampoo, fundamentalmente substituindo estes por shampoos sem sulfato. Esta técnica agride bem menos as madeixas, e me ajudaram muito na minha fase de transição. É um movimento bastante frequente no universo das cacheadas/crespas porque resseca menos os cabelos, mas não é exclusivo não, viu?! (vale de novo recorrer ao Google!) Pois então… além dos sulfatos; petrolados, parafinas e óleos minerais também são proibidos nesta técnica. E o creme tinha todos estes úlltimos componentes! Isso me deixou bem tristinha, porque eu amei o resultado!
Bom, para concluir eu diria que vou continuar usando, e que vale a pena pelos efeitos! Mas seria muito interessante que a empresa, que tem como parte de sua missão “Contribuir ativamente junto à sociedade espelhando em nossas ações a responsabilidade socioambiental” desse uma chance a produtos sem derivados de Petróleo, e que pudesse contemplar uma enorme faixa de seu mercado específico, com cremes e afins liberados para as técnicas “no e low poo”.
Bjus,
Thaís Acácio