
Se você não leu a primeira parte deste post, sugiro que você volte um pouquinho, clique aqui para acessar . Caso contrário, vamos lá falar um pouco mais sobre as tendências para este ano, ueba!
A venda de maquiagem não diminuiu durante a pandemia
Você já ouviu falar no índice-batom? Em 2015 eu escrevi sobre este assunto mas se você não quiser ler o post completo, eu resumo: em tempos de dificuldade o consumo de produtos de beleza aumenta porque há uma tendência maior das pessoas que, buscando o bem-estar e cheias de desejo de elevar o seu amor-próprio, encontram nos cosméticos um caminho rápido e barato para resolver esta questão. É mais barato comprar um gloss do que uma bolsa ou um sapato, não é mesmo?
De acordo com Jean-Paul Agon, a venda de artigos de beleza do grupo LOreal , crescia anualmente em torno de 10 a 15%. Depois da pandemia este percentual subiu para 30%. O consumo não só não diminuiu, como aumentou! A grande diferença é que a compra passou a ser online. A plataforma de vendas Worldwide da Loreal, por exemplo, quase dobrou de tamanho, desde que começou a pandemia e a sua participação de mercado também aumentou em 2020. Para se ter uma ideia, 70% das vendas da Maybelline na China, são feitas por e-commerce.

A tecnologia a favor da compra online de maquiagem
Quando a jornalista Francine Lacqua perguntou “uma vez que não tem como experimentar batom e base, como faz para comprar maquiagem online? Não é uma questão complicada?” A resposta do Jean Paul Agon veio cheia de entusiasmo: “Not at all!” A tecnologia está aí para isso, não é mesmo? Neste ponto, eu vou juntar com outra fala sobre tecnologia também de Jean Paul Agon. Quando perguntado sobre qual seria o próximo big step da indústria da beleza ele apontou a tecnologia. O mundo está em constante transformação e tudo indica que na área de beleza, o termo “beauty tech” estará mais presente. Cada vez mais as marcas irão investir em tecnologias bem mais sofisticadas (um mix de reconhecimento facial, inteligência artificial e banco de dados, por exemplo) que vão auxiliar o consumidor na hora de experimentar a maquiagem, de forma virtual. Tem texto sobre sobre maquiagem e tecnologia aqui no blog (o post é de agosto de 2015 e eu já havia mencionado a L’Óreal como empresa de destaque no assunto).

Se você conhece alguém que ama o mundo da beleza e da maquiagem, que tal mandar este conteúdo para esta pessoa, hein?
Beijinhos e até o próximo post sobre maquiagem indie e nail art!