Comidinhas

Dadinho de Tapioca com queijo

Por Thomas Castro - 18 de abril de 2020

Olá!

A convite da Jú, aceitei o desafio de compartilhar com vocês, leitores do blog, algumas das receitas que mais gosto. A Jú sempre comentou comigo que acompanhava as minhas postagens de comida no Instagram e que elas davam água na boca, hahaha! Então, imagino que tenha sido este, o pontapé para o convite de escrever e dividir com vocês este conteúdo apetitoso, rs. A paixão pela culinária é tanta que fato é: me formei em gastronomia em 2015 e desde então, trabalho na área. Sou brasileiro, de Juiz de Fora, e apesar da similaridade, foi em Lisboa, cidade onde vivo e trabalho há 3 anos, que nos conhecemos através de uma amiga em comum e nos aproximamos. 🙂

Para a primeira receita, pensamos juntos, em trazer brasilidade para esta quarentena, e o prato escolhido foi o dadinho de tapioca com queijo. Vamos lá?

Foto: Thomas Castro

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 500g de farinha de tapioca granulada
  • 750g de queijo coalho ou curado (ralado no ralo grosso)
  • Sal Qb*
  • Pimenta do reino branca em pó Qb

* Qb: quanto baste, depende do gosto da pessoa.

Como fazer

Coloque o leite para ferver.

Em um recipiente (bowl) junte a farinha de tapioca, o queijo, sal e pimenta.

Separe uma forma retangular (pirex ou tabuleiro) e cubra a superfície com plástico filme. Nesta forma será estendida a massa do dadinho, serve para não grudar ao desenformar.

Quando o leite ferver, entre com ele na mistura e mexa bem até a mistura ficar homogênea e a tapioca hidratar. 

Neste momento você pode provar a massa e retificar sal e pimenta.

Despeje a massa na forma coberta com plástico. Espalhe bem, parque que a massa fique uniforme e em seguida, cubra-a com outro plástico filme.

Resfrie na geladeira até estar firme (2h ou 3h em média).

Retire a camada já firme da forma e corte os cubos do tamanho de sua preferência.

Frite em imersão no óleo pré-aquecido a 170 graus, até que os dadinhos estejam bem dourados.

Dicas

A receita rende muito! Se quiser menos quantidade, divida pela metade, ou então congele os cubos já cortados para servir em outra ocasião.

Os dadinhos acompanham e contrastam muito bem com doce. Uma boa ideia é servir com geleias, mel ou melado!

0 Comments

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function related_posts() in /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-content/themes/plicplac/single.php:30 Stack trace: #0 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-includes/template-loader.php(106): include() #1 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/2...') #2 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/index.php(17): require('/home/storage/2...') #3 {main} thrown in /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-content/themes/plicplac/single.php on line 30

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0