Foi a segunda vez que estive em Madri e, apesar de existirem trocentas outras cidades que quero visitar na Europa e no mundo, Madri é um xodó, sei que vou querer retornar sempre. Eu tenho uma sensação tão agradável quando estou por lá que já me peguei pensando o quão bom seria morar ali. Não que eu tenha planos ou queira fazer esta mudança agora, vejam bem. Mas, quando a gente tem esse tipo de pensamento é um bom sinal de que a cidade te acolhe.
Dando continuidade aos meus posts sobre viagem (que eu amo fazer e, quem sabe um dia terei a desculpa de viajar para produzir conteúdo?) resolvi tentar explicar pelo menos 5 motivos que me fazem amar Madri.
1 – Ótimos museus
A começar pelo Museo del Prado que é, nada mais nada menos, que o museu mais importante da Espanha. Ele tem um acervo de se querer passar hooooras lá dentro. Um ambiente tranquilo e sereno, apesar da quantidade de visitantes. Amo esse museu pelo seu conjunto: desde o acervo e seus artistas renomados, ao prédio e a região em que ele está localizado.
Outro museu que conheci e que vale muito a pena foi o Thyssen-Bornemisza. Este museu me fez pensar diferente, algo que ainda não tinha acontecido. Vou tentar explicar o que eu concluí: as principais obras mesmo, estão nos Museus do Prado e no Reina Sofia (que ainda não consegui ir), que são os mais importantes da cidade. Assim sendo, no Thyssen, é possível ver muitas obras não tão conhecidas de artistas renomados como Monet, Picasso, e Tiziano, por exemplo. Eu particularmente gosto de olhar a obra antes de saber quem é o artista, sabe? Assim engano o meu cérebro porque a tendência é já gostar da obra quando a gente sabe que se trata de um quadro do Picasso, não é mesmo? Lá no Thyssen pude ver muitas obras de artistas renomados mas devo confessar que algumas, eu não gostei mesmo. E foi especial justamente por isso: eu gostei de não gostar de tudo! Faz sentido isso? Hahaha. O que achei interessante é que por mais sobrehumano que um artista como estes sejam, eles também erraram algumas vezes e produziram obras assim, não tão geniais. Errar antes de sair uma coisa genial acontece com todo mundo, inclusive com o Picasso e o Monet.
2 – Bons preços, lojas bacanudas
O comércio do centro de Madri é fantástico e os preços são ótimos! A Gran Vía, a região da Puerta do Sol e a região das artes…tem muita loja bacana, brechós com peças diferentonas e exclusivas. Até tem algumas lojas que eu vejo por lá que também as encontro em Lisboa porém, os preços em Madri são melhores. Sem falar na Sephora que tem algumas marcas exclusivas como a Fenty Beauty (da minha musa Riri) e a Anastasia Beverly Hills. Não achei essas marcas nem em Lisboa, nem em Milão, por exemplo. Então, sempre vale uma passadinha por lá também.
3 – Pessoas animadas e estilosas
Os espanhóis são animados, e isso se sente na atmosfera da cidade e é impossível não se contagiar também. Tem programação para todos os horários! Muitas praças com barzinhos e restaurantes para almoço e happy hour, boates noturnas, concertos, teatros, pontos turísticos e muito mais. Além disso, o estilo das pessoas sempre rouba a minha atenção. Muitas coisa ousada, pessoas com estilo como poucos lugares no mundo…decote, saltos e sapatos extravagantes, caimento impecável de roupa, cores e texturas, acessórios lindos. As vezes me dá até vontade de tirar foto, mas iam achar que eu sou maluca, né não?
4 – Cidade linda e com muita história
Madri tem prédios e fachadas incríveis, eu ando praticamente olhando para cima e querendo tirar foto de tudo. A história da cidade é muito antiga, coisa de pré-história mesmo, mas, foi em 1561 que ela se tornou a capital do país e ganhou alguns dos contornos monumentais que ainda hoje a gente admira na cidade. O Palácio Real, por exemplo, (com mais de 3 mil cômodos!) espelha bem o desejo dos reis espanhóis de tornarem Madri uma cidade grandiosa.
5 – Tapas e comidinhas
Eu amo tapas, jámon, tomate com pão, paella, gaspacho, tortilha…enfim! Acho a Espanha um paraíso gastronômico. Além disso, estar em Madri é ter a possibilidade de experimentar comida de todas as partes do globo, afinal, estamos falando de uma cidade mundial, não é mesmo? Você encontra excelentes restaurantes típicos e também uns bem diferentes como um que fui e comi um prato típico de Taipei, Taiwan. Incrível, não?
Se você nunca pensou em visitar Madri, coloca aí como prioridade! Eu pelo menos, já quero voltar mais uma vez. E se você conhece algum lugar especial por lá, me indica nos comentários?
Beijinhos e até a próxima.