Lifestyle

Lisboa incomum: 5 lugares que fogem um pouco do roteiro tradicional

Por Ju Acácio - 06 de julho de 2018

Entrada do Museu Bordalo Pinheiro

Lisboa é uma cidade cheia de atrações turísticas, museus, monumentos e bairros históricos. O Rio Tejo, a Praça do Comércio, o Mosteiro dos Jerónimos, a Rua Augusta, Belém e Alfama, por exemplo, são paradas obrigatórias se você vai desbravar a cidade pela primeira vez.

Hoje, ao invés de falar sobre estes lugares obrigatórios, vou mostrar 5 cantinhos em Lisboa que descobri por aqui e que fogem um pouco do roteiro tradicional. Por isso, se você tiver um tempinho a mais em Lisboa ou se quiser ter uma perspectiva diferente, anota aí!

5 lugares para você incluir no seu roteiro por Lisboa.

LX Factory

Tudo bem que este cantinho é super conhecido, mas, muitos amigos que já tive a oportunidade de levar lá não tinham incluído no roteiro. E eles amaram!

A LX Factory tem uma atmosfera industrial (até porque ali já foi a antiga Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense) e muito cool. Dependendo do dia você pode encontrar atrações diversas: feirinha de comidas, roupa e artesanato, exposições (eu já fui em uma que eram nos banheiros, muito bacana!), lojas veganas, cosmética orgânica, material de pintura artística, restaurantes de gastronomia internacional, decoração para casa pra lá de criativa…enfim, gente! É um mundo de coisas que acontece ali. Já fui em evento de beleza e já fui só para tomar um drink no Rio Maravilha (onde tem essa estátua com a mulher de braços abertos). São tantas opções que nem sei, tem que ir mesmo para entender esse complexo de atrações que é a LX Factory.

Um dos grafites espalhados pela LX Factory

“A Praça” o meu restaurante favorito da LX 🙂

Drinks lindos e que rendem muitos likes no Instagram, hahaha! @Rio Maravilha

A livraria Ler Devagar, que nos surpreende pelo seu tamanho monumental

Endereço: R. Rodrigues de Faria, 103.

Museu Bordalo Pinheiro

Rafael Bordalo Pinheiro foi um dos mais importantes e representativos artistas portugueses. Com muito humor e criatividade e ele criou peças  incríveis em cerâmica e que você pode ver de pertinho neste museu. Alguns objetos dão nervoso, outros, dá vontade de gargalhar por conta da ousadia e do humor (imagina para a época em que elas foram produzidas? – estamos falando do final do século XIX). O Bordalo Pinheiro também foi importante para as artes gráficas como caricatura e desenhos de humor, as peças em cerâmica e azulejo refletem claramente essa auto influência. A localização de lá foge ao roteiro dos turistas, talvez por isso não seja tão visitado (pode ser que seja também, né? Mas, quando eu fui estava bem vazio…o que achei ótimo hahaha).  

Endereço: Campo Grande, 382,

Fundação Calouste Gulbenkian

A Fundação é um dos lugares mais especiais para mim em Lisboa. Primeiro porque ele é muito próximo da minha casa, e é uma delícia poder usufruir da estrutura deste espaço mais de pertinho. Segundo, porque lá é lindo, tanto o paisagismo do jardim quanto a arquitetura dos prédios, ambos modernos. Tem área verde com patinhos, flores, árvores, riacho, lago, pássaros e tartarugas. Terceiro, por conta dos atrativos: tem café, biblioteca e palco para eventos de música. Tem museu de arte moderna e outro com a coleção do fundador, com algumas peças beeeem antigas, algo do tipo antigo Egito, Roma antiga… Tem peças de 1.300-.1500 a.C. É surreal! São mais de 6 mil obras de arte: quadros, jóias, esculturas, tapetes, painéis, utensílios da nobreza e muito mais. Vale a pena demais, viu?

Les Bretonnes au Pardon, de Dagnan Bouveret – um dos meus quadros favoritos da Fundação.

Endereço: Av. de Berna, 45A.

Mercado do Campo de Ourique

O Mercado Campo de Ourique é um lugar tanto histórico quanto descontraído. Esta é a descrição que você encontra no próprio site deles e ela não poderia se encaixar melhor. Por lá, você vai encontrar diversas opções de restaurantes que fazem tudo com ingredientes selecionados e frescos. Parece uma feira mais chic: quiosques gastronômicos para você escolher o menu e depois comer no centro do espaço, onde tem mesas e cadeiras, você fica bem à vontade. O Mercado de Campo de Ourique é de 1934 e passou por uma grande reforma em 2013, com inspiração no Mercado San Miguel em Madri. Um lugar charmoso, que muitas vezes passa despercebido pelos turistas, e que é um refúgio para muitos portugueses, principalmente para um happy hour. Eu adoro!

Endereço: R. Coelho da Rocha 104.

Casa-Museu Medeiros e Almeida

Esse é um lugar para se voltar no tempo, até porque, uma Casa-Museu tem esta mais-valia, né? Não é especificamente um lugar “montado” para ser um museu, acaba sendo uma casa que, com o passar do tempo, a sua montagem original se transforma na própria atração. É bacana demais, principalmente porque você tem uma perspectiva de um cenário histórico e de um estilo de vida de uma determinada época. As peças de lá são lindas, as montagens dos quartos e salas também. Um lugar silencioso, relaxante e que eu amei conhecer.

Endereço: Rua Rosa Araújo, n.º 41.

 

Tenho certeza que ainda vou descobrir muitos outros cantinhos que vão me fazer mexer nessa lista, mas hoje, esses são os 5 lugares que indico para fugir dos rotas turísticas tradicionais e também para você conhecer um pouco da rotina de quem vive por aqui. E vocês? Conhecem cantinhos especiais nas suas cidades? Quais e porquê?

 

0 Comments

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function related_posts() in /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-content/themes/plicplac/single.php:30 Stack trace: #0 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-includes/template-loader.php(106): include() #1 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-blog-header.php(19): require_once('/home/storage/2...') #2 /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/index.php(17): require('/home/storage/2...') #3 {main} thrown in /home/storage/2/48/19/juacacio1/public_html/wp-content/themes/plicplac/single.php on line 30

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0