Lifestyle

Tour por Florença – Dicas do que ver, fazer e como se preparar para conhecer a cidade.

Por Ju Acácio - 17 de novembro de 2017

Viajar por Florença era um sonho. Confesso que nem sempre foi assim, porque existiam várias cidades que estavam na frente: Londres, Viena, Berlim, Praga, Bruxelas, Tokio, São Francisco, Hong Kong….uma lista enorme, hahaha! Mas aí entendi que conhecer Florença, é uma forma de se compreender o início de muita coisa do velho mundo. Florença é muito antiga, já foi a capital da Itália e durante muito tempo, uma das cidades mais importantes do planeta. Foi ali que viveu a poderosa família Médici. Uma dinastia que fez toda a diferença na história da cidade, da Itália, da arte e do mundo. Eles financiaram artistas importantíssimos e contribuíram diretamente para a origem do Renascimento. Compreender melhor Florença pode mudar a nossa percepção para a arte e cultura. Quando me dei conta disso, Firenze encabeçou imediatamente a wishlist das cidades que quero muito conhecer. Virou um verdadeiro objetivo e meta de viagem, sem exageros.

Dito isto, anime-se comigo! Separei informações que vão aguçar a sua curiosidade, mesmo que você não tenha qualquer plano ou condições neste momento de passear por lá. Agora, se você de fato planeja visitar a cidade, estas informações são ainda mais importantes e vão ajudar bastante.

 

Um pouquinho da história da cidade…

Para entrar no clima, o maridón (que tem todo o crédito por todo este meu carinho pela cidade) me passou alguns vídeos e eles, fizeram uma diferença significativa no meu entendimento e deixo aqui para vocês se impressionarem também. Trata-se de uma série com 4 capítulos sobre a história da família Médici e como ela influenciou no desenvolvimento da cidade, como obteve o mais absoluto poder e com ele, muita inveja e inimigos. Toda esta narrativa também faz parte da origem do renascimento. Foi incrível conseguir entender melhor um assunto tão complexo e importante, acho que vocês vão gostar também!

A série explica ainda sobre as formas de poder da época, a igreja católica, como a arte era patrocinada pelos mecenas, como alguns artistas surgiram e como as suas obras tinham objetivos específicos. É incrível como tantos artistas excepcionais viveram ali e naquela época. Chega a ser inacreditável, no entanto, aconteceu né gente?!, e você pode ver tudo de pertinho em Florença!

Valores, Firenze Card, Transporte…

Eu posso imaginar que, assim como eu, vocês também fazem aí as suas pesquisas antes de irem visitar qualquer cidade, certo? Então. Eu tinha lido em vários blogs sobre um cartão que ao comprar você tem uma série de vantagens, como:

  • Acesso vip ao museus, galerias e monumentos, ou seja, fura a fila e economiza tempo.
  • Ticket de ingresso a 87 lugares;
  • Transporte público (trem e ônibus) incluído.
  • Mapa da cidade com a lista dos lugares a se visitar.
  • Cupons de desconto em alguns restaurantes e lojas.
  • Desconto para alugar um carro elétrico.
  • Eu li que tinha wi-fi gratuito, mas não consegui fazer funcionar (fuén!).

O cartão se chama Firenze Card e pode ser adquirido em alguns postos de informação turística, bem simples. Nós adoramos esta opção e, se for o caso de passar pelo menos 2 dias pela cidade, provavelmente já vale a pena. Os motivos:

  • O cartão tem validade de 72h.
  • Custa 72 euros. É caro? É bem caro, mas é ótimo passar na porta de qualquer monumento, galeria ou museu e não ter que ficar pensando se entra ou não, sabe? Você simplesmente entra, economiza tempo e conhece muito mais do que estava na programação, pode ter certeza. Fizemos as contas e teríamos pago mais, caso o desembolso da entrada fosse individual.
  • Nosso hotel era mais afastadinho e pegávamos ônibus todos os dias para ir e voltar ao centro.

Minha dica é: analise quanto tempo você tem versus quantos lugares você pretende visitar (e os seus respectivos valores) versus distância do seu hotel ao centro. Colocamos na ponta do lápis tudo que visitamos e quantas vezes usaríamos o ônibus para fazer o percurso hotel-centro, e ao final, concluímos que ficou mais em conta ter adquirido o Firenze Card.

Conheça a cidade a pé

Esqueça o ônibus para circular pelo centro, porque dá para fazer tudo a pé. Florença é pequena e a maioria das atrações ficam no centro da cidade.

Roteiro de Compras & Beauté

Não poderia deixar de mencionar esta pauta, néan? Florença também é ótima para compras. Na minha concepção, viajar também é uma ótima aposta para conhecer novas marcas, produtos locais, repor itens de beleza e maquiagem que a gente só encontra no destino.

Em Florença você vai encontrar lojas da MAC, Sephora, Marionnauad (com marcas de luxo tipo Lancôme, Guerlain, Shiseido etc!), Lush, Kiko e Khiel´s (falo de todas estas marcas no meu post sobre compras de beleza em Lisboa). Agora, o que me chamou a atenção foi ver uma loja da Chanel focada em itens de beleza e maquiagem (nunca tinha visto!), uma loja da Yves Rocher (aqui em Portugal só vende online) e uma marca italiana de maquiagem, com preços ótimos, que eu não conhecia, a Wycon. Da Wycon, acabei levando um batom vermelho matte e um delineador marrom. Foram as únicas compras por lá!

Firenze tem ótimos brechós e pude ver muitos espalhados pela cidade. Apesar do meu amor incondicional por brechós, eu viajei by low cost, e isto significa que não cabia nem uma camisetinha a mais na mala, sabe? (batom sempre cabe, hahaha!) Então, mesmo que o dinheiro estivesse sobrando (que não era o ca$o, haha!) também não poderia comprar nadinha de nada. Mas se você procurar vai achar peças vintage de marcas de luxo como Chanel, Gucci, Dolce & Gabbana e muito mais.

O próximo post vou falar sobre os monumentos que eu fui e acho que valem a pena conhecer. Vem muita coisa linda por aí, gente!

Beijinhos!

0 Comments
Deixe um comentário